Voltar
A literatura pelo olhar do Outro

A literatura pelo olhar do Outro

Como a literatura nos ajuda a repensar a forma com que lidamos com aqueles que são diferentes de nós? O mundo é um caldeirão de diferentes culturas e histórias. No entanto, a diversidade pode nos aproximar, na compreensão de que somos todos diferentes uns dos outros, ou nos alienar em estranhamento.
A literatura pode ser um aliado nesta tarefa contínua de reconhecer e celebrar o diferente. Ela é uma ferramenta poderosa para enxergar a perspectiva do outro. O escritor Julian Barnes relata a experiência: “foi através de livros que me dei conta pela primeira vez de que havia outros mundos além do meu; imaginei pela primeira vez como seria ser outra pessoa”.
Este exercício é fundamental: os livros podem ser portais para as vivências daqueles que são diferentes de nós. Isto acontece pelo fato de a literatura ser um espelho da vida em si. Como disse George Eliot, pseudônimo da escritora Mary Ann Evans: “A arte é a coisa mais próxima da vida: é um modo de amplificar a experiência e ampliar nosso contato com nossos semelhantes além dos limites de nosso quinhão pessoal”.

Aprender a enxergar a vida através do olhar do outro é o tema da nova edição do Salão Literário da The School of Life Brasil. No encontro, você terá a oportunidade de entender como os livros podem nos ajudar a ter mais empatia e compaixão por todos aqueles que são diferentes.
Em uma noite regada a bons livros, vinhos e companhias, o Salão Literário é apresentado e conduzido pela biblioterapeuta Carolina Ruhman Sandler, a sócia-fundadora da escola Jackie de Botton, e Paula Nazarian, criadora do hub de conteúdo Naza, junto de convidados especiais. Juntos, vão discutir o tema e encontrar lições de humanidade e empatia na literatura, cultura e arte.
Para mais informações sobre o Salão Literário clique aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados