Voltar

Entendendo a saúde mental

Nossos cérebros são tão eficientes e silenciosos no dia a dia que muitas vezes nos esquecemos de como sentir-se mentalmente bem é uma conquista extraordinária e complexa. Para termos uma ideia do que significa, de fato, ter uma boa saúde mental (e, portanto, identificar quando não estamos bem), precisamos parar um momento para avaliar o que acontece dentro de uma mente que funciona de maneira ideal.

 

Acima de tudo, uma mente saudável é uma mente capaz de editar a si própria, isto é, um órgão que consegue peneirar milhares de pensamentos dramáticos, desconcertantes ou horríveis, para que possamos direcionar nossas vidas de forma eficaz.

 

Uma mente saudável não nos obriga a ouvir vozes internas que insistem em nos rebaixar ou ficar obcecado com os piores cenários. A mente saudável nos permite ter conversas internas acolhedoras e proveitosas, mais ou menos como falaríamos com um amigo.

 

Uma mente saudável não faz comparações injustas. Não permite constantemente que as conquistas e sucessos dos outros nos desviem do nosso próprio rumo e nos reduzam a um estado de inadequação.

 

Uma mente saudável evita pensamentos catastróficos: ela sabe que existem degraus de pedra largos e estáveis, que vão exigir de nós foco e coragem, em vez de enxergar qualquer processo como uma ribanceira íngreme e escorregadia rumo ao desastre.

Uma mente saudável pode acalmar as suas próprias preocupações para, de vez em quando, concentrar-se no mundo além de si mesma. Ela é, acima de tudo, uma boa ouvinte e uma boa observadora do mundo que a cerca.

 

Uma mente saudável é capaz de fazer ponderações. Claro que ela sabe que algumas pessoas não são confiáveis, por exemplo, mas sabe combinar essa cautela adequada com uma confiança fundamental na humanidade. É através disso que uma mente saudável consegue assumir riscos de forma inteligente, sem permitir que traumas do passado estraguem a possibilidade de coisas boas surgirem.

 

Uma mente saudável sabe como ter esperança; ela identifica e depois se apega tenazmente a alguns motivos para seguir em frente. É claro que há igualmente inúmeros motivos para desespero, raiva e tristeza por toda parte. Mas a mente saudável sabe como conter a negatividade em nome da perseverança, agarrando-se àquilo que ainda é belo e gentil no mundo. Ela se lembra de apreciar um bom banho quente, aquele chocolate amargo preferido, uma conversa profunda com um amigo ou um dia produtivo no trabalho.

 

Esse exercício de descrever algumas das características de uma mente saudável nos ajuda a identificar o que pode dar errado quando ficamos mal. E não deveríamos relutar em procurar ajuda, da mesma maneira que não hesitamos ir ao médico quando desenvolvemos uma infecção no pulmão ou uma dor no joelho – pois não deveríamos achar que não somos merecedores de carinho e compaixão.

 

Veja nosso calendário completo de aulas e eventos aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo