Voltar
Sobre a Confiança

Sobre a Confiança

O que frequentemente diferencia vidas plenas de vidas não plenas é um ingrediente que não faz parte do currículo educacional e que pode parecer vago, bobo e idealista no mau sentido: CONFIANÇA
É uma lição de humildade perceber quantas grandes conquistas não foram resultado de um talento superior ou know-how técnico, mas sim daquela estranha flutuação da alma que chamamos de confiança.
 
Por que é tão fácil não ter isso? Parte do motivo é uma ressaca do passado. Durante milhares de anos, para a maioria de nós, simplesmente não existiram oportunidades para a esperança: fomos servos e escravos – e a habilidade de sobrevivência psicológica central era manter a cabeça baixa e as expectativas, também.
Cada um de nós ainda carrega um pouco do legado desse passado, uma atitude de servidão interna que ameaça nosso espírito ainda em uma era moderna tecnológica e democrática.
A esperança pode parecer perigosa.
 
Além disso, alguns pais podem ter mandado mensagens sutis:
‘Pessoas como nós não…’
‘Quem você acha que é…’
Deveríamos sentir compaixão pela origem dessas mensagens defensivas paternas: elas eram uma proteção, uma estratégia de sobrevivência e uma fuga da humilhação.
A escola não ajudou. Queria que fôssemos crianças boas e nos ensinou a confiar na autoridade estabelecida.
 
Só que, ingenuamente, podemos ter passado tempo demais botando fé demais nas instituições existentes – e, agora, sofremos por fazer o que nos pediram de forma um pouco obediente demais.
Parte de se tornar adulto parece ser aceitar a percepção dolorosa de que adultos não têm realmente todas as respostas – e, portanto, temos todo direito, até o dever, a romper certas regras e elaborar as coisas de maneira independente. Precisamos aprender uma forma calculada de desrespeito, o que pode ser surpreendente, depois de cerca de 20 anos de obediência imposta.
Precisamos aprender a suspeitar construtivamente da autoridade, um caminho entre a conformidade total, de um lado, e um ceticismo obstinado, do outro.

Além disso, a confiança parece envolver uma coragem de aceitar a imperfeição. É tentador nunca continuar em frente, quando tudo precisa ser perfeito. É uma receita para não sair da cama. Ainda assim, muitas das supostas grandes vidas foram cheias de erros que não as afundaram. A confiança começa com a capacidade de se perdoar pelos horrores da primeira tentativa.

A morte também é um pensamento necessário. Deveríamos usá-lo não para nos deixar mais tristes, mas para nos assustar e nos fazer colocar a mão frutiferamente na massa.
O risco de não fazer nada, no final, é maior do que o risco de errar.
Nosso medo de errar deve abrir caminho para o único perigo verdadeiro que existe: o de nunca tentar.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais