Voltar
Se o pior dos piores acontecer…

Se o pior dos piores acontecer…

mailchimp o pior

Nós tememos muitas coisas: a desgraça, doenças, violência, nossa mortalidade, sofrimento e a morte de quem amamos… Quando somos confrontados por esses medos, as pessoas por gentileza costumam nos estimular a pensar nos melhores cenários.

É um movimento bem-intencionado, mas que de maneira não intencional, deixa nossos medos crescendo, nos enchendo de pavor e às vezes parecendo muito maiores do que deveriam. Assim, descrevemos aqui um movimento oposto: encarar nossas angústias diretamente nos olhos, nos negando a sermos intimidados por elas e examinando-as detalhadamente para eliminar seu poder debilitante, em busca de uma vida mais serena.

Fazer isso pode nos levar a uma importante percepção: nós somos capazes de dar conta – mesmo se o pior acontecer. A seguir, alguns convites para refletir sobre coisas assustadoras, não para nos deprimir, mas para nos emprestar uma noção otimista e leve da nossa resiliência e adaptabilidade.)

Se o pior acontecer…

… Vou aprender que tenho muito menos amigos, mas os que restaram serão os verdadeiros. Serão aqueles capazes de ver o meu eu genuíno além do meu status social. 

Se o pior acontecer…

… seguir o caminho seguro, respeitável e de prestígio não será mais uma opção. Com muito menos a perder, finalmente terei a oportunidade de explorar as ocupações mais arriscadas, porém mais gratificantes, que sempre desejei de alguma forma, mas que era socialmente ansioso demais para experimentar.

Se o pior acontecer…

… Aprenderei a medir meu valor segundo meus próprios padrões, em vez dos caprichos e aplausos da multidão. Terei uma noção de mim além do julgamento alheio.

Se o pior acontecer…

… passarei a olhar com nova admiração e humildade para a tranquilidade sem pressa, o estoicismo natural e a resiliência dos animais.

Se o pior acontecer…

… aprenderei a contemplar minhas tristezas do ponto de vista de uma nebulosa distante e reconhecerei minha vida como a coisa insignificante e pequena que realmente é e sempre foi.

Se o pior acontecer…

… vou desenvolver uma gratidão adequada por todas as coisas aparentemente menores – e cada dia que se desenrolar sem mais uma catástrofe será reconhecido como a bênção que realmente é.

Se o pior acontecer…

… compreenderei que a vida não é algo que pode ser moldado em uma entidade totalmente sem falhas e sem erros, mas uma construção sempre imperfeita, necessariamente instável, repleta de marcas e defeitos – que, no entanto, possuem sua própria beleza e dignidade.

Se o pior acontecer…

… aprenderei distinguir entre o que é realmente sério e que valha a pena lamentar e o que é apenas um incômodo passageiro. Em muitas situações, serei infinitamente mais calmo.

Se o pior acontecer…

… meu fracasso estimulará outros a compartilharem histórias de suas próprias tristezas, confusões e humilhações – e, juntos, enfrentaremos o sofrimento que muitas vezes sofremos injustamente sozinhos.

Se o pior acontecer…

… conhecerei o sentimento de liberdade interior concedido a todos os que pararam de tentar ser respeitáveis.

Se o pior acontecer…

… deixarei de sentir que havia apenas um caminho certo e uma maneira como as coisas deveriam ser. Jogarei o livro de regras fora – e aprenderei a fazer outros planos.

Se o pior acontecer…

… ficarei à mercê da misericórdia e da caridade alheias – e aprenderei o significado do amor verdadeiro: que é bondade feita livremente, sem qualquer expectativa de retorno.

Se o pior acontecer…

… eu voltarei à eternidade do silêncio da qual toda vida é apenas uma breve interrupção.

Se o pior acontecer…

… eu verei que a luta pela fama, o dinheiro e o sucesso era apenas uma tentativa condenada de compensar por um amor incondicional que foi desejado, mas negado na infância. O desejo mundano dará lugar à melancolia e ao luto.

Se o pior acontecer…

… vou descobrir que o que faz a vida valer a pena não é quanto tempo ela dura, mas com que intensidade e gratidão ela é vivida.

Se o pior acontecer…

… deixarei de ter tanto medo de olhar para dentro – e talvez, um dia, dê uma chance à psicoterapia.

Se o pior acontecer…

… vou me recolher na cama e, sob a proteção das cobertas, chorar de maneira consoladora e incontrolável durante horas, sem segurar, dando espaço à tristeza como quando era criança – pegando cada onda de sofrimento até não conseguir mais soluçar.

Se o pior acontecer…

… vou tocar as músicas mais tristes que estão esperando por mim esse tempo todo.

Se o pior acontecer…

… saberei que ninguém pode tirar de nós as lembranças de quem amamos – e que, enquanto mantivermos alguém em nossas mentes, essa pessoa é imortal.

Se o pior acontecer…

… o pior de verdade, toda raiva, tristeza, ansiedade e todo medo estariam no fim – e nós, finalmente, como dizem tão lindamente as orações, ficaremos em paz.

Texto do The Book of Life

Tradução: Cássia Zanon

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais