Voltar
Quando a Tempestade Passar

Quando a Tempestade Passar

De forma incrível, ela passará. Sempre passa. Um dia, a crise que domina nossa mente e nossa sociedade ficará no passado, mas não será esquecida facilmente. Haverá uma noção de um mundo que existia antes e outro que veio depois. Os mais velhos contarão aos mais jovens como era a sociedade anterior, e o contraste encantará e confundirá. Crucialmente, a mudança exata não está predeterminada. Não está em nossas mãos evitar a crise, mas cabe a nós determinar o que ela pode significar e poderá gerar no longo prazo. Como na vida pessoal, rupturas têm a capacidade de nos levar a revelações. Quais seriam elas? Já podemos nos perguntar como, idealmente, queremos que o mundo seja depois, e também de quais coisas queremos muito mais ou muito menos.

O que aprendemos que queremos mais…

 Possibilidade

Crises revelam que, sob pressão suficiente e com a inquietude imaginativa causada pela necessidade, praticamente tudo pode ser repensado: fornecimento de dinheiro; sistema educacional; serviço hospitalar; apoio comunitário; entretenimento; lazer; e amor. Podemos viver de forma totalmente diferente e, em alguns aspectos, de forma muito mais frutífera, alegre, gentil e eficiente.

Afinidade

O velho mundo nos ensinou muito sobre nós mesmos como indivíduos. A tempestade nos fez lembrar que somos criaturas de grupo.

 Disposição para servir

Aprendemos sobre o prazer de servir aos outros. Aprendemos a dar o devido reconhecimento a um desejo que estava tímido dentro de nós: ajudar a estranhos.

Amor

Superamos o romantismo e descobrimos uma forma mais aberta e menos possessiva de amar: um amor por amigos, vizinhos, colegas e outros seres humanos vulneráveis e sofredores.

 E o que aprendemos que queremos menos…

Frivolidade

Existirão muitas outras crises: o asteroide de 2043; o terremoto de 2192; a invasão alienígena de 2289… Deveríamos garantir que, quando elas acontecerem, estejamos ocupados com buscas alinhadas a nossa dignidade natural e noção de significado.

Ingratidão

Seremos conhecedores de tudo o que é encantador e está disponível por custo quase algum, aqui e agora.

Desconfiança

Nós nos livraremos de nosso medo de tocar. Valorizaremos cada momento de contato tangível.

Excesso de animação

O pessimismo carregado de alegria nos proporcionará perspectivas mais sábia.

Cada momento de extrema mudança, de encarar a morte mais de perto, individualmente ou em sociedade, implora para que encaremos uma grande questão muitas vezes ignorada: como realmente gostaríamos de viver? A tempestade é nossa chance de pensar em uma ou duas respostas mais profundas, satisfatórias e que contribuirão para uma vida melhor quando tudo isso passar.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais