Arquitetura traz Felicidade

arquitetura traz felicidade

A aparência que um lugar tem é realmente importante? Não basta que os lugares existam para cumprir suas funções, como morar, trabalhar, estudar, fazer compras ou cuidar da saúde e do bem-estar? Apenas isso não é o suficiente? Para nós, não...

Acreditamos que a aparência de um lugar importa muito. Veja que, aqui, não estamos falando de requinte ou móveis e objetos caros. Estamos nos referindo a carinho, harmonia, intenção, funcionalidade, aconchego, limpeza e organização que compõem o ambiente.

A aparência de uma casa tem o poder de falar com a gente, de nos enviar mensagens. Não literalmente, mas sim por metáforas. Quando a estética é agradável aos nossos olhos, mesmo com decoração e móveis simples e modesto, é como se fôssemos invadidos por sensações adoráveis, como gentileza, esperança e confiança. Quando o descuido e as sombras imperam no local, é como se esses elementos nos remetessem a situações de ódio, agressão e maldade.

Agora, olhe para a sua casa. Foque nos seus locais preferidos ou naqueles esquecidos. O que esses espaços têm a dizer para você? Você pode não estar ciente de que casas, edifícios e lugares nos enviam mensagens o tempo inteiro, mas todos esses espaços penetram no nosso cérebro mesmo assim. Moldamos nossos edifícios e, depois, nossos edifícios nos moldam. 

A casa organiza os nossos "eus complexos"

A busca por construir a nossa casa está conectada a uma necessidade de estabilizar e organizar nossos “eus” complexos. Não é suficiente saber quem somos em nossa mente. Precisamos de algo mais tangível, material e sensorial para fixar os aspectos diferentes e intermitentes de nossa identidade. 

Precisamos usar certos tipos de talheres, estantes, armários e poltronas para nos alinharmos com quem somos e queremos ser. Não estamos nos vangloriando; estamos tentando juntar nossas identidades em um recipiente, preservando-nos da erosão. 

Dentro de todos os desafios que temos vivido, de uma hora pra outra, objetos e equipamentos que facilitam o nosso dia a dia, a casa em si, ganhou um valor para as nossas vidas ainda maior. Estamos, finalmente, descobrindo e vivenciando a nova arte de morar.

 

Texto: The School of Life

Veja a próxima data da aula especial A Nova Arte de Morar e nosso calendário completo aqui .

Recent entries