Voltar
O Medo de Ficar Sozinho

O Medo de Ficar Sozinho

Ficar sozinho talvez seja um dos nossos maiores medos. Para algumas pessoas, ele pode aparecer até mesmo à frente do temor de ficar doente, passar por uma crise financeira ou ter a reputação abalada.

Pagamos um alto preço por esse receio. Ele nos prende em relações inadequadas e insatisfatórias, faz com que fiquemos totalmente à mercê das necessidades dos outros e nos condena a uma vida de autonegação e mediocridade. Tudo porque nosso pavor de acabarmos sem amigos e sem amor é mais profundo do que a nossa infelicidade.

As vantagens de estar sozinho

No entanto, a solitude é um ingrediente vital para o nosso desenvolvimento. Só podemos nos conhecer verdadeiramente ao passarmos algum tempo em nossa própria companhia. Devemos superar nosso medo da solidão e vê-la não como um estado de purgatório, mas sim de crescimento emocional.

“Acho saudável ficar sozinho a maior parte do tempo. Ter companhia, mesmo a melhor delas, logo cansa e desgasta. Amo ficar só. Nunca encontrei melhor companhia do que a que a solitude me proporciona.”

– Henry David Thoreau, A Vida nos Bosques

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo e a próxima turma da aula As Vantagens de Estar Sozinho aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados