Voltar
O Impulso de Continuar Crescendo Emocionalmente

O Impulso de Continuar Crescendo Emocionalmente

Nós sabemos bem que somos equipados com um ímpeto inato para o crescimento físico. O que é menos óbvio é que nós somos marcados por um impulso igualmente inato, igualmente poderoso e que dura a vida inteira de crescer emocionalmente. Sem que isso queira dizer algo místico, a menos que sejamos impedidos por obstáculos internos ou externos, nós somos colocados em um caminho inevitável em direção ao desenvolvimento emocional.

Uma diferença conceitual óbvia entre esses dois impulsos é que nós podemos saber facilmente o que significa estar completamente crescido fisicamente, mas é muito difícil definir como seria a maturidade emocional equivalente.

Nós podemos arriscar uma resposta dupla. Nosso impulso emocional é composto de dois eixos: o primeiro é um desejo de uma maior e mais profunda conexão; o segundo abrange um desejo de uma maior e mais profunda autoexpressão.

Chamar esse aspecto da natureza humana de impulso e igualá-lo com o do crescimento físico enfatiza a sua natureza essencialmente não negociável – e, portanto, o poder que ele tem sobre nós. É tão errado, doloroso e sem sentido tentar impedir alguém de crescer emocionalmente quanto seria amarrar seus pés.

Ao entender mais claramente quão básico e importante o impulso do crescimento emocional pode ser, nós podemos reconhecer melhor os sintomas de suas frustrações e a lógica dos nossos desejos. E, às vezes, quando perturbamos o curso – normalmente estável – das nossas vidas em nome disso, nós podemos estar mais prontos para explicar para nós mesmos e para aqueles que se importam com a gente o que pode estar por trás do nosso comportamento surpreendente: nós não perdemos a cabeça, nós reconhecemos o papel da respeitabilidade e do status, nós adoraríamos ser menos difíceis e exigentes. É só que temos que honrar outro lado – ainda mais vital – da nossa natureza: nós estamos obedecendo a um ímpeto interno de continuar nosso caminho em direção ao crescimento emocional.

Para mais informações sobre o Intensivo de Inteligência Emocional que acontecerá do dia 22 a 26 de setembro clique aqui.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais