Voltar
Natureza

Natureza

 mailchimp naturezaArtboard 2

A era moderna lidou brutalmente com a natureza como nenhuma outra. Eras anteriores podem não tê-la tratado com muito respeito — os gregos antigos arrancaram árvores da maior parte de seu litoral até o fim da Antiguidade, os romanos desmataram grandes áreas do Norte da África e mataram muito de sua vida selvagem para comer e para lutas de gladiadores, mas o velho mundo não tinha a simples agitação do novo, nem sua dinamite, motosserras, pesticidas, armas e usinas de processamento. 

Enquanto ferrovias cortavam o continente americano, a natureza era dizimada com uma profundidade incomparável. Havia 25 milhões de bisões na América do Norte no século 16; no final do século 19, existiam menos de cem. A certa altura, havia um bilhão de árvores em todo o continente; em 1900, 85% delas tinham desaparecido.

Em países que se modernizavam, as pessoas sabiam que algo importante estava sendo perdido e muitas tentativas urgentes foram feitas para desacelerar as extinções. O vale do Yosemite foi protegido por Abraham Lincoln em 1864. Na Inglaterra, o Lake District foi protegido por força legal no final do século 19. Já na Austrália, o Royal National Park foi estabelecido ao sul de Sydney em 1879 e a Suíça criou o primeiro Parque Nacional Europeu em 1914. Em menor escala, a maioria das cidades modernas criou parques abertos para seus habitantes: o Englischer Garten foi fundado em Munique em 1789, o Victoria Park de Londres foi estabelecido em 1845, o Lincoln Park abriu seus portões em Chicago em 1865 e o Central Park de Nova York foi concluído em 1876.

Ao tentar justificar por que a natureza poderia ser tão importante, os promotores de parques nacionais e urbanos sempre davam uma resposta: a sociedade industrial, com suas fábricas, ruas movimentadas e blocos de apartamentos densamente povoados, tornou imperativo que as pessoas tivessem uma chance de sair na natureza para ter ar fresco e exercício. Árvores e habitats tinham de ser preservados para mantermos a forma.

Embora seja evidente por si só, outra coisa – menos mencionada e mais difícil de indicar – também estava em risco: a ideia de que a natureza pode ser altamente necessária para o que algumas vozes ainda ousavam chamar de nossas “almas” e outras chamavam, mais simplesmente, de nossas psiques. Parecia que a natureza era tão importante para tratar os males psicológicos trazidos pela modernidade quanto para cuidar dos males físicos. A modernidade nos deixou doentes – e a natureza tinha algumas das curas.

Texto: The Book of Life

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais