Voltar
Uma Meditação Filosófica

Uma Meditação Filosófica

Sócrates dizia que “a vida não examinada, não vale a pena ser vivida”. Com essa frase, ele nos convidava a tentar conhecer a nós mesmos. No entanto, sabemos que não é fácil transitar pelas nossas próprias mentes. Em geral, duas razões nos mantém distantes dos nossos reais pensamentos e emoções:

1. A vida é rápida demais. A todo instante e em qualquer lugar há há uma grande diversidade de estímulo. Essa dinâmica não nos dá tempo de identificar e interpretar de maneira adequada os sentimentos, as ideias e as experiências na velocidade que elas se apresentam.

2. Tendemos a ignorar de maneira imediata muitos dos nossos pensamentos e sentimentos. No nosso entender, alguns são muito angustiantes, enquanto outros nos parecem muito sexuais, tristes ou estranhos para serem confrontados.

Ao afastarmos os nossos pensamentos, somos automaticamente transportados a uma sensação de paz de curto prazo. Mas, no longo prazo, a questão persiste.

Nós descobrimos que uma das melhores formas de acessar os conteúdos escondidos na nossa mente é realizar uma série de exercícios de autoconhecimento, que é a base da inteligência emocional. Quando nos conhecemos melhor, temos mais capacidade para entender nossos próprios sentimentos e comportamento. Também nos tornamos mais aptos a reconhecer a forma como os outros nos veem. Isso nos permite lidar com situações difíceis, mudar nossos hábitos e evoluir.

Um dos caminhos para começar a entender o que está por trás dos nossos sentimentos e comportamentos é a meditação filosófica. Tente colocar em prática por meio de três passos simples:

Primeiro: separe 10 minutos do seu dia. Escolha um lugar tranquilo – idealmente perto de uma janela – e instale-se nele com um papel e uma caneta em mãos.

Segundo: Tente escrever respostas para as seguintes perguntas simples: “o que me chateia atualmente?”; “o que me deixa ansioso(a) atualmente?”; e “o que me deixa curioso(a) ou empolgado(a) atualmente?”

Terceiro: Talvez, as respostas não resolverão os seus problemas ou tornarão sua mente compreensível num piscar de olhos. Mas o simples ato de transformar os pensamentos em palavras pode reduzir a sua ansiedade e te dar uma clareza necessária sobre o que atualmente é mais importante para você.

No nosso calendário temos uma série de atividades para te ajudar a melhorar o seu relacionamento com você mesmo.

Faça o download aqui da nossa Meditação Filosófica completa.

Confira aqui todas as nossas aulas sobre Autoconhecimento.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados