Voltar
Insanidade Sã

Insanidade Sã

Sermos completamente sãos não é algo que esteja dentro de nossas atribuições. Há muitos motivos fortes para perdermos o equilíbrio: temos histórias complexas, estamos rumando para a maior catástrofe, somos vulneráveis a perdas devastadoras, a vida amorosa nunca será totalmente boa, o abismo entre nossas esperanças e nossa realidade será profundo.

Nessas circunstâncias, deveríamos almejar não a sanidade, mas uma relação sábia, conhecedora e confiante com nossas diversas insanidades, ou o que poderíamos chamar de “insanidade sã”. O insano são é diferente do simplesmente insano na percepção honesta e precisa que tem sobre o que não está totalmente certo nele. Ele pode não ser totalmente equilibrado, mas não tem a bobagem adicional de insistir em sua normalidade. Consegue admitir, com graciosidade – e sem uma perda de dignidade em particular –, que, claro, é um tanto peculiar em diversos aspectos. Não se esforça ao máximo para esconder de nós o motivo pelo qual levanta à noite, em seus momentos de tristeza, quando a ansiedade bate ou durante ataques de inveja.

Em seus melhores momentos, ele pode ser incrivelmente engraçado sobre a tragédia de ser humano, exibe seus medos, dúvidas, anseios, desejos e hábitos que não pertencem à história que gostamos de contar a nós mesmos sobre a sanidade. Não faz confissões imediatas para se safar ou ser excêntrico; simplesmente percebe a falta de racionalidade em esperar ser razoável o tempo todo. Avisa os outros, com o máximo possível de antecedência, o que estar perto dele pode envolver – e pede desculpas imediatamente por suas falhas assim que se manifestam. Oferece a amigos e companheiros mapas precisos de sua loucura, o que é basicamente a coisa mais generosa que podemos fazer por alguém que tem de nos aguentar.

O são-insano dentro de nós não é uma categoria especial de quem tem problemas mentais: ele representa a possibilidade mais evoluída para um ser humano maduro.

Texto do The Book of Life

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais