Voltar
Ficar ou partir?

Ficar ou partir?

A decisão de ficar ou partir é uma das mais dolorosas e cheias de consequências que qualquer um de nós já precisou tomar. Todos os dias, muitos milhões de pessoas em todo o mundo reviram secretamente o assunto em suas mentes enquanto vivem suas vidas cotidianas. Ao lado, seus parceiros possivelmente não fazem ideia da decisão importante que está sendo considerada.

Hoje, talvez essa escolha seja mais comum do que nunca. Temos a expectativa de sermos profundamente felizes no amor e, portanto, passamos muito tempo imaginando se nossos relacionamentos são basicamente normais em suas frustrações sexuais e psicológicas ou se são dominados por padrões excepcionalmente patológicos que deveriam nos fazer partir assim que possível. Os filmes ou livros que vimos e lemos, a situação dos relacionamentos de nossos amigos, o grau de ruído em torno de novos aplicativos de namoro com orientação sexual, sem mencionar o quanto dormimos à noite, tudo isso, de alguma maneira, pode exercer uma enorme influência sobre nós.

Estranhamente, parece que ninguém mais realmente se importa com o que acabamos fazendo, o que dá à decisão um grau de solidão existencial que talvez nem sempre tenha tido. Historicamente, a escolha era, de certo modo, muito mais fácil, porque havia simplesmente muitas sanções externas severas em torno de não partir. As religiões insistiam que Deus havia abençoado as uniões e ficaria furioso se elas fossem desfeitas. A sociedade desaprovava fortemente as separações e condenava as partes envolvidas a décadas de infâmia e vergonha. E os psicólogos diziam que os filhos ficariam profunda e permanentemente marcados pelo término do relacionamento de seus pais.

Mas, uma a uma, essas objeções às separações deixaram de existir. As religiões não mais nos aterrorizam a ficar, a sociedade não se importa, e os psicólogos rotineiramente nos dizem que as crianças preferem uma família desfeita a uma infeliz. O peso da escolha, portanto, recai totalmente sobre nós. A única coisa que determina se devemos ficar ou partir é como nós nos sentimos – o que pode ser difícil, na verdade, resolver por nós mesmos, com nossos sentimentos tendo o desanimador hábito de mudar e evitar qualquer esforço de esclarecimento racional.

Nessas circunstâncias, pode ajudar ter um conjunto de perguntas, do tipo de advogado do diabo, em que se basear. Uma lista de verificação para dialogar mentalmente no começo da manhã, do frio ponto de observação do sofá do quarto de hóspedes:

– Quanto da nossa infelicidade pode ser fortemente atribuída a esse parceiro em particular e quanto pode – como corremos o risco de descobrir cinco anos e vários problemas depois – revelar-se simplesmente uma característica inerente a qualquer tentativa de viver em estreita proximidade com outro ser humano?

– Embora, claro, seja sempre basicamente sempre culpa deles, com que pequena proporção das dificuldades poderíamos nós estarmos contribuindo para a discórdia? De que maneira modesta podemos ser um pouco difíceis de conviver?

– Consideremos as características irritantes de todos os parceiros que tivemos anteriormente e de pessoas que conhecemos que nossos parceiros atuais não têm. Pelo que conseguimos não brigar?

– Sonde as novas paixões e crushes: conheça-os melhor.

– Observe de perto quantas pessoas sexualmente disponíveis e inteligentes os solteiros ao nosso redor, especialmente aqueles conectados em novos aplicativos de namoro, conseguem encontrar no dia a dia.

– Tente ter mais uma conversa com seu parceiro em que você não o acuse de falsidade e, em vez disso, simplesmente explique, com calma, como você realmente se sente e como está triste com algumas coisas.

– Reflita sobre como você realmente se sentiria como criança se, a partir de então, você tivesse dois quartos pequenos, dois novos padrastos e possivelmente mais alguns meios-irmãos novos. Compare com a realidade irregular do arranjo atual.

– Questione o quanto é normal para qualquer casal ter ótimo sexo depois de 22 meses juntos.

– Pergunte a si mesmo se você está preparado para enfrentar o risco de, talvez, não conseguir mais do que trocar um tipo de infelicidade familiar por uma variedade nova e mais complexa? Pergunte-se se você realmente quer escolher a esperança ao invés da experiência.

Então, se você ainda tiver o impulso de partir, com as chances de arrependimento subsequente diminuídas pelo menos um pouco, com o coração pesado e a mente cautelosa… vá embora.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais