Voltar
Exercitando a Mente

Exercitando a Mente

Uma das coisas mais peculiares sobre ser humano é que existimos como corpo e mente. Somos, em parte, máquinas milagrosas feitas de colágeno e esqueletos de cálcio, irrigadas por cinco litros de plasma aquoso cheio de eritrócitos e leucócitos que percorrem 160 mil km de vasos sanguíneos e são movidos por uma bomba que bate 100 mil vezes por dia usando energia liberada pela quebra de batatas fritas e palitos de cenoura, torrada com manteiga e torta de limão, tudo hermeticamente vedado em um tanque de um litro cheio de uma mistura de ácido clorídrico, potássio e cloreto de sal. 

Ao mesmo tempo, somos mentes que têm lembranças, imaginação, emoções e ideais, centros peculiares de consciência que podem misturar uma infinidade de medos, percepções, empolgações e arrependimentos em uma história contínua de identidade. Mentes que podem elaborar mundos a partir do vazio espectral, classificar e organizar o caos, ter ideias pelas quais viver e morrer, ansiar pela beleza, desejar a sabedoria e transformar gritos mudos em poesia e agonia em melodia… Tudo isso dentro do cérebro, algo parecido com uma noz molenga de 1,4 kg, encapsulada em uma cavidade discretamente silenciosa quanto aos muitos universos que contém. 

Comece pelo autoconhecimento

Na The School of Life, acreditamos que é possível melhorar nossa relação com nossos lados físico e mental e abrir caminho para uma vida de maior autoconfiança, sabedoria e liberdade para sermos nós mesmos. O primeiro passo é o autoconhecimento, um exercício diário que pode ser comparado ao alongamento muscular que fazemos antes de começarmos qualquer atividade física. 

Se conhecer é uma etapa imprescindível na nossa jornada de Inteligência Emocional, que nos ajuda a lidar melhor com pessoas e situações desafiadoras. Um caminho que não nos leva a uma vida perfeita – que, na verdade, não existe -, mas reduz as nossas chances de cometer os mesmos erros nos mesmos lugares. O que já é um ótimo começo, não é mesmo? 

Texto: The School of Life

Veja nosso calendário completo e a próxima turma do workshop de Autoconhecimento e Saúde Emocional aqui .

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados