Voltar
Comida como Terapia

Comida como Terapia

Atualmente, a comida é algo com grande prestígio. Muita atenção é dada a chefs famosos, dicas de alimentação, novos restaurantes e programas de culinária. Parece que ficamos coletivamente obcecados com o que comemos, mas a questão do que precisamos do alimento, além da simples sustentação física, é raramente abordada. Até parece um pouco estranha. 

Ainda assim, a comida evidentemente não é apenas um “combustível”. Ela oferece ajuda a algumas de nossas necessidades psicológicas. Tem, digamos, potencial terapêutico, porque cada tipo de alimento tem não apenas valor nutricional (aquele que se vê nos rótulos), mas também o que se poderia chamar de valor psicológico, que vem de sua natureza. Cada alimento tem uma personalidade, uma orientação, uma forma de capturar o mundo, quem seria se fosse magicamente transformado em uma pessoa. Seria possível dar um gênero, uma visão, um espírito e até uma dimensão política a ele.


Alimentos contêm filosofias comestíveis de vida, das quais podemos querer nos aproximar ao fazer a coisa mais direta e compreensível de todas: comer. Ingerimos fisicamente, mas também tentamos absorver em nossas almas os nutrientes psicológicos que intuímos. Queremos que a comida incentive alguns lados da nossa natureza e compense algumas fraquezas de espírito. Isso faz com que comer seja mais do que dar combustível e restaurar o organismo; é também uma questão de reequilibrar nossas almas disformes.

Para ingressos e mais informações sobre as aulas Cozinha de Memórias, A Arte de Morar e Como Aproveitar mais a Vida clique aqui. (https://www.theschooloflife.com/saopaulo/calendario/)

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais