Voltar
Arte como Terapia

Arte como Terapia

Alain de Botton, filósofo e autor, coescreveu o livro Art as Therapy lançado no Brasil, em 2017, junto com o historiador de arte e também filósofo, o australiano John Armstrong, fundador da TheSchool of Life, uma organização global que se dedica a desenvolver a inteligência emocional ou as habilidades emocionais que nos ajudam a viver melhor, de forma mais plena e bem vivida.

A essência da inteligência emocional apresentada na The School of Life vem das boas ideias retiradas da Cultura, da Filosofia, da Psicologia, da Arquitetura e da Arte.Como vivemos tempos sem precedentes, ele considera a importância da capacidade que a arte tem em consolar, conectar e confortar. Olhando para obras de seis séculos, ele argumenta que a arte nos oferece validação, coragem, resiliência, otimismo e perspectiva.

A arte faz com que pensemos sobre as nossas falhas como seres humanos e contempla o peso da existência; como isso pode nos proporcionar companheirismo psicológico e cultural; e como isso nos lembra de valorizar o mundo ao nosso redor. A arte nunca foi um mero entretenimento, pois juntamente com a religião, tem sido humanitária para os tempos atuais. Além disso, a arte conecta os seres humanos como autores, arquitetos, músicos, compositores, pintores e poetas, através de seus legados.

E foi assim, pensando no real propósito da Arte que chamamos a amiga, colecionadora, advogada e acima de tudo amante da Arte: Marta Fadel, para nos dar alguns exemplos de como a arte pode nos ajudar a buscar o equilíbrio, nos tempos atuais.

Clique aqui para download do texto completo.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais