Voltar
Lidando com a Ansiedade

Lidando com a Ansiedade

No fundo, somos incrivelmente ansiosos, muito mais do que tendemos a perceber. Muitas coisas nos preocupam no nosso dia a dia, agora ainda mais: quando voltaremos a ter uma vida mais ou menos normal; se nossas esperanças vão se realizar; se os outros vão gostar de nós; se as pessoas com quem nos importamos ficarão bem; se podemos fugir de situações de dor…

Frequentemente, engolimos nossas ansiedades ou tentamos evitar encará-las de frente. Temos vergonha do quanto somos preocupados, o que nos faz com que nos sintamos isolados e ainda mais estressados. Nada disso é necessário. A ansiedade é completamente normal e, como muitas outras coisas que perturbam nossa mente, pode ser entendida e controlada. Todos merecemos acordar diariamente sem uma sensação de apreensão.

Como poderíamos ser qualquer coisa, menos ansiosos? Como podemos aprender a desenvolver a calma aceitando a nossa ansiedade?

Apesar de tudo, é impressionante como, em alguns momentos, conseguimos ser tudo menos ansiosos.
• Vivemos em um planeta cheio de gente, banhado em uma atmosfera de apreensão, insanidade e ambição.

• Somos repetidamente levados a fazer grandes escolhas de vida sem os recursos necessários e com poucas pistas sobre o que realmente nos aguarda adiante.

• Nossas imaginações constantemente nos lembram de tudo o que falta, tudo que pode dar errado e tudo que já podemos ter estragado.

De um ponto de vista mais objetivo, os riscos e problemas que enfrentamos são realmente abundantes e apavorantes. Ainda assim, deveríamos nos empenhar fortemente para abrir mão de uma ou duas de nossas ansiedades, entendendo-as melhor, formando bons hábitos para acalmá-las e compartilhando com algumas pessoas de confiança.

Assim, poderemos começar a desfrutar de dias com menos preocupações, em que conseguimos desenvolver a calma, nos desviar por um momento de nossos pensamentos inquietos e apreciar a maravilha e a benção de estarmos vivos.

Texto The Book of Life

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais