Voltar
5 Pensamentos dos Estoicos para Enfrentar Momentos Difíceis

5 Pensamentos dos Estoicos para Enfrentar Momentos Difíceis

d433eb0c a9c1 41ed a482 a905a6d075f2

1

“São as dificuldades que mostram os homens.” – Epíteto

Não deveríamos julgar as pessoas pela ótica de como elas prosperam em tempos normais. Muita coisa depende da sorte e dos caprichos da circunstância. A forma como lidamos com tempos difíceis é que determina nosso verdadeiro valor.

2

“Lembre-se disto: há uma dignidade e uma proporção a serem observadas na realização de cada ato da vida.” – Marco Aurélio

Essencialmente, não importa se estamos realizando feitos supostamente grandiosos, como escrever romances ou estruturar empresas, ou cotidianos, como assar pães ou limpar a cozinha. Desde que tenhamos orgulho do que fazemos, podemos nos orgulhar de nós mesmos.

3

“O amor pela agitação contínua numa vida tumultuada não é atividade saudável, mas inquietação de uma mente assombrada.” – Sêneca

A pressão que sentimos para sermos produtivos com frequência é o resultado da ansiedade. Estamos tentando nos distrair de nossas preocupações não cuidadas. A ociosidade pode ser útil. Ela nos dá espaço para explorar e acalmar nossa mente preocupada.

4

“Adapte-se ao ambiente em que lhe coube ficar e mostre um verdadeiro amor pelos outros mortais com quem o destino lhe cercou.” – Marco Aurélio

Não somos donos de nosso destino e nem sempre conseguimos escolher nossa própria companhia. Ainda assim, podemos escolher nossa atitude: aceitar a situação em que nos encontramos e tratar aqueles que a compartilham conosco com paciência e solidariedade.

5

“Eu me esforço para viver cada dia como se fosse uma vida completa.” – Sêneca

Em momentos de crise, nosso futuro é obscuro. Não podemos mais viver na expectativa sobre coisas melhores que virão. A chave para a realização está em aceitar a incerteza: lidar com um dia por vez e aprender a valorizar cada momento de prazer que ele contém.

By The School of Life

Compartilhe este conteúdo

Conteúdos Relacionados

Autocompaixão no Trabalho

Para sobreviver no mundo moderno, precisamos ser muito bons na autocrítica. Precisamos garantir que nada que nosso pior inimigo possa nos dizer já não tenha sido admitido integralmente por nós;…

Saiba Mais