Comunicação - Workshop Profissional

Nós vivemos em uma época que prestigia mais a ideia de genialidade individual do que a de colaboração. O ideal Romântico de um criador isolado, trabalhando sozinho em algo único e poderoso, é muito atraente – mas ignora a verdade das nossas vidas profissionais: não importa que carreira você tenha, hoje em dia o trabalho é tão compartimentalizado e interconectado que nós precisamos trabalhar com os outros para realizar qualquer coisa. É por isso que é tão importante desenvolvermos nossas habilidades comunicativas – se nós não conseguirmos comunicar o que precisamos ou queremos dos outros, será sempre difícil trabalharmos juntos. Quanto mais fortes são as habilidades de comunicação de uma equipe, melhor é o resultado: estudos constataram que comunicadores altamente eficazes têm 32% mais chance de atingir as metas de um grande projeto. Isso faz com que seja crucial aprendermos a transmitir mensagens complicadas, mas importantes, no tempo certo, com clareza, respeito e paciência.

Neste workshop de duas horas, vamos:

-    Considerar o obstáculo das pressuposições e a dificuldade de saber se estamos ou não nos comunicando efetivamente

-    Praticar ‘ensinar’ os outros efetivamente, superando barreiras emocionais e resistência a novas informações

-    Praticar ‘aprender’ efetivamente, analisando o que os outros estão realmente tentando transmitir

-    Praticar ‘comunicar’, buscando feedback dos nossos maneirismos, tom e a impressão geral que nós damos quando falamos

 

Definição

Comunicação é a habilidade de trocar informações de maneira eficaz e garantir que essas informações sejam entendidas corretamente por todas as partes envolvidas, inclusive por si mesmo.

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Bons comunicadores verificam regularmente se a outra pessoa os entendeu. Eles sabem que podem supor coisas que a outra pessoa não supõe, e vice-versa. Eles tentam ser assertivos. Em escritórios com boa comunicação entre as pessoas, elas são diretas sobre os problemas sem usar um tom agressivo. Bons comunicadores praticam a escuta ativa, fazendo perguntas tranquilizadoras, buscando contato visual, usando comunicação não-verbal, esperando que o colega termine de falar. Ao final de uma reunião, eles podem resumir brevemente o que foi tratado em suas próprias palavras apenas para se certificar de que entenderam corretamente. A escolha de palavras que fazem é consciente, educada e sem julgamento.

 

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Pessoas com falta de habilidades de comunicação geralmente acabam envolvidos em mal-entendidos ou conflitos que poderiam ser facilmente evitados. Durante as conversas, talvez não consigam dividir a atenção igualmente e tenham dificuldade para encontrar o equilíbrio entre falar e escutar. Muito rapidamente, elas supõem ter entendido o ponto de vista do colega ou gestor e, portanto, tendem a interromper os outros enquanto eles ainda estão falando. Como tendem a supor que sua comunicação funciona perfeitamente bem, geralmente esquecem de fazer perguntas tranquilizadoras. Elas também podem achar difícil distinguir entre diferentes níveis de comunicação (por exemplo, emoção x informação). Discussões explícitas sobre estilos de comunicação podem ocorrer muito raramente com pessoas sem essa habilidade.

 

Depoimentos

“Foi um lembrete para escutar, reconhecer e valorizar os outros”

“Eu aprendi a pensar na importância do timing e da vulnerabilidade”

“Eu me surpreendi com quanta diferença faz nos sintonizarmos completamente e termos empatia”

 

LÍDER DO CURSO

Mônica Barroso é consultora, empreendedora e facilitadora com foco em jornadas de aprendizagem, estruturação e gestão de iniciativas sociais, facilitação de encontros colaborativos e processos de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações. Formada em Administração de Empresas pela EAESP-FGV, com com MSc e PhD em Políticas Sociais pela London School of Economics, passou por diversas organizações em diferentes papéis, desenvolvendo e coordenando projetos voltados à sustentabilidade dentro de uma visão multi-stakeholder e contemplando as dimensões da cultura, meio ambiente e geração de renda de forma integrada.

 Trabalha há 15 anos no campo do desenvolvimento socioambiental no Brasil.

Viveu junto a comunidades tradicionais na Amazônia e desde então trabalha com o desenvolvimento de soluções econômicas a partir da cultura e do meio ambiente.

SOBRE WORKSHOPS PROFISSIONAIS

Aliando o conhecimento dos empreendedores, psicólogos, líderes, pensadores e CEOS, e baseados na expertise única da The School of Life, de desenvolver inteligência emocional, os nossos Workshops Profissionais vão te equipar com as ferramentas e estratégias necessárias para você prosperar no local de trabalho dos dias de hoje.

 

PROGRAMAÇÃO 

19.30            Boas vindas da The School of Life 
19.45            Início da aula
21.00            Intervalo (pode variar)
22.30            Encerramento

LOCAL SP

The School of Life
Rua Medeiros de Albuquerque, 60 - Vila Madalena
São Paulo 
05436-060

O prazo para realização do cancelamento é de até 7 dias da data da compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior aos 7 dias corridos da data do evento/curso, o cancelamento fica limitado à 48 horas antes do início do evento.
Inscreva-se

Compre ingresssos para
Comunicação - Workshop Profissional

269,00

O que:
Workshop
Quando e onde:
  • Mon 27 Jan 2020 19h30 às 22h30
    São Paulo

"Língua é vinho sobre os lábios"— Virgínia Woolf