Sobre Amor e Luto

Junte-se à nós, neste In Conversation, para ouvir as renomadas psicólogas e professoras do Instituto 4 Estações em uma discussão com compaixão e solidariedade sobre o que significa perder alguém que se ama. Embora o luto tenha se tornado discutido mais abertamente nas últimas décadas, a própria morte continua sendo um dos assuntos mais tabus de nossa sociedade, que muitas vezes temos dificuldade em abordar diretamente. Mesmo em situações em que não vivenciamos luto explicitamente - no divórcio, por exemplo, ou quando os eventos conspiram para nos privar permanentemente de certas oportunidades - podemos experimentar essa dimensão destruidora da perda.

A partir de seus 20 anos de experiência profissional, as quatro doutoras em Psicologia especialistas em luto, do Instituto 4 Estações, que trabalham com famílias e indivíduos em situação de mudanças, rompimentos de vínculos e transformações vão começar a noite falando sobre a natureza do processo de luto: como nos curamos e como chegamos a um acordo com a perda. Nas palavras delas: A perda de um ente querido é uma experiência profundamente dolorosa e que nos coloca em contato com nossa versão mais frágil e vulnerável. Por outro lado, pode ser também uma experiência fortalecedora, quando conseguimos sair da crise. "Assim como ossos quebrados podem se tornar mais fortes do que os não quebrados, a experiência de enlutamento pode fortalecer e trazer maturidade àqueles que até então estiveram protegidos de desgraças” (Parkes, 1998, p.22). O psiquiatra inglês Colin Parkes nos ensina que a dor da perda faz parte da vida tanto quanto o vínculo a ela: é o preço que pagamos pelo amor, o custo do compromisso. Uma forma de não sofrer pela perda seria, então, não se comprometer com nada e com ninguém…e qual seria o preço disso? 

A noite também envolverá períodos (inteiramente voluntários) de interação e participação; Os membros da platéia serão convidados a compartilhar suas experiências de luto e serão convidados a fazer perguntas para as quatro psicólogas em uma sessão de perguntas e respostas.

Os participantes terão a oportunidade de compartilhar, consolar e ser consolados, à medida que o luto e a tristeza forem discutidos em um ambiente  acolhedor e compassivo, com músicas ao vivo que trazem mensagens edificantes de tristeza compartilhada e a superação da dor. 

Sobre as psicólogas doutoras, fundadoras do Instituto 4 Estações:

Gabriela Casellato 

Organizadora dos livros "Dor silenciosa ou dor silenciada? Perdas e lutos não reconhecidos por enlutados e sociedade" , "O Resgate da Empatia: suporte ao luto não reconhecido", autora de diversos capítulos em livros sobre o tema do luto.

Luciana Mazorra 

Especialista em Clínica e Psicoterapia psicanalítica pela Universidad Pontificia Comillas - Madrid. Co-autora do livro "O dia em que o passarinho não cantou", co-organizadora do livro "Luto na Infância: Intervenções Psicológicas em Diferentes Contextos" e outras publicações sobre morte e luto.

Maria Helena Pereira Franco

Pós-Doutorado pela Universidade de Londres, Professora Titular na PUC-SP. Autora de "A Psicoterapia em Situações de Perdas e Lutos", organizadora de diversos livros sobre o luto. 

Valéria Tinoco

Especialista em Psicoterapia Breve pelo Instituto Sedes Sapientiae, co-autora do livro "O dia em que o passarinho não cantou”, co-organizadora do livro "Luto na Infância: Intervenções Psicológicas em Diferentes Contextos"

SOBRE OS IN CONVERSATIONS

Antigamente nós procurávamos a religião para buscar uma direção para as nossas vidas. Hoje em dia vamos atrás de jornais, navegamos na internet e não encontramos muitos bons conselhos. 

A The School of Life tem uma curiosidade enorme sobre os valores pelos quais vivemos hoje. Para isso convidamos pensadores, artistas, ativistas, pioneiros nas suas áreas para nos contarem o que eles enxergam como virtudes, vícios e princípios importantes da vida para nos dar ideias práticas de como pensar e agir de maneira diferente.

Os eventos especiais da The School of Life são uma alternativa secular a encontros religiosos. Você encontrará uma comunidade e participará de uma celebração com newsletter, hinos (músicas populares relacionadas ao tema do Sermão), sucos e docinhos.

 

PROGRAMAÇÃO

19h30 – Abertura do Teatro na Unibes Cultural
19h45 – Início do In Conversation
21h00 – Drinks e Comidinhas
 

LOCAL DO EVENTO

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire 2500
São Paulo, SP 

Compre ingresssos para
Sobre Amor e Luto

O que:
Evento Especial