In Conversation - Tecnologia e Inteligência Emocional

Estamos cercados pela tecnologia e vivemos em um mundo no qual ela frequentemente é vista como a coisa mais importante que fazemos. O big data está oferecendo inovações impressionantes na medicina. A inteligência artificial nos ajuda a pensar de formas que nunca pensamos, mas o que aconteceu com nossa inteligência emocional? Estamos nos tornando “ferramentas de nossas ferramentas” e nos esquecendo do que significa ser humano?

Que efeito nossa exposição de contato à tecnologia tem sobre nossa sensação de bem-estar? Podemos estar fisicamente mais saudáveis graças ao FitBit, mas a tecnologia realmente está nos deixando psicologicamente mais saudáveis?

Como a tecnologia mudou nossa relação com o mundo? É realmente verdade (como alguns argumentam) que uma viagem em realidade virtual aos Alpes é melhor do que realmente estar nas montanhas? E quantos de nós estragam a interação física com o mundo ao focar, na maioria do tempo, em uma tela minúscula de smartphone?

O que a tecnologia significa para a identidade? Para muitas pessoas, sua identidade online é mais importante do que a real. O que isso diz sobre nós? E que efeito tem sobre nossa capacidade de lidar com a bagunça das relações cara a cara? Se robôs fizerem nosso trabalho, o que faremos? Que efeito isso terá em nossa noção de propósito e em como percebemos nossa contribuição ao mundo?

Há algum lugar em que a tecnologia não possa ir – criatividade e empatia, por exemplo – ou são apenas problemas de engenharia? Se forem, sobrará algo que possamos cultivar, celebrar e nos orgulhar em ser humanos?

 

David Baker

David Baker é jornalista, escritor, coach e consultor, além de ser um dos membros mais seniors do corpo docente da The School of Life em Londres e membro fundador da TSOL Brasil. 

Ele foi um dos fundadores da revista Wired no Reino Unido, criou e durante anos editou a Wired World que prevê a as tendências tecnológicas de cada ano. Ele escreve regularmente para algumas das mais reconhecidas publicações do mundo como: Financial Times, The Guardian, Wallpaper, The Independent, Wired, The Face, entre outros e atualmente é um dos principais nomes da BBC4 quando o tema é trabalho, tecnologia e o humano, assuntos nos quais tem um interesse profundo e se especializou ao longo de anos de pesquisa ao redor do mundo.

 

Silvio Meira

Silvio Meira é um cientista, professor e empreendedor brasileiro com atuação na área de engenharia de software e inovação. Atualmente é professor associado da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV e professor emérito do Centro de Informática da UFPE. Também preside o conselho de administração do Porto Digital e é membro dos conselhos de administração e sócio de diversas empresas.

Recebeu, da Presidência da República, as comendas da Ordem Nacional do Mérito Científico em 1999 e da Ordem de Rio Branco em 2001. Foi agraciado com o Grau Comendador do Quadro de Graduados Especiais da Ordem do Mérito dos Guararapes pelo Governo de Pernambuco em 2007 e com a Medalha do Conhecimento pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior em 2008. Além disso, Meira fez parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República em 2009.

Em 2010, Silvio Meira foi o vencedor do Prêmio Faz Diferença de Economia do Jornal O Globo e em 2007 foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do país pela Revista Época por sua contribuição na fundação do Porto Digital.

 

Sobre Eventos Especiais

Em um lugar inspirador na capital paulista, os principais escritores, economistas, historiadores, filósofos, psicólogos, artistas e outros pensadores oferecem provocação, inspiração e consolo na forma de conselhos para viver melhor, junto às nossas mentes brilhantes da The School of Life

Palestrantes sobre este assunto foram convidados pela The School of Life para apresentar o próprio material. Os formatos de sessão variarão dependendo do tema.

 * Este evento será em Inglês

PROGRAMAÇÃO

19h30 – Abertura do Teatro na Unibes Cultural
20h00 – Início do In Conversation
21h00 – Drinks e Comidinhas
 
 

LOCAL DO EVENTO

Unibes Cultural
Rua Oscar Freire 2500
São Paulo, SP 

Compre ingresssos para
In Conversation - Tecnologia e Inteligência Emocional

130,00

O que:
Evento Especial