Encontro com a Poesia

Por meio de ritmos e percepções inesperadas que fazem as palavras combinarem, a poesia proporciona experiências que ampliam o olhar, de inestimável importância. Ela trata de temas fundamentais da vida com consistência e vitalidade, nos ajudando a melhor compreender o que se passa dentro e fora de nós.
Como a poesia amplia nossa perspectiva e nos ajuda a viver com mais significado? Muitas pessoas ainda definem a poesia como uma linguagem distante e hermética, mas há também uma poesia que é generosa, provocativa, próxima e essencial para mantermos a lucidez e o afeto nestes tempos em que a percepção anda tão cansada e ligada no automático. 
Mais do que um passatempo, consideramos a poesia como uma linguagem de profunda força que pode nos transportar para territórios de entendimento sobre nossas questões centrais/sobre nós mesmos de forma calorosa e vibrante. Através da poesia podemos passar a encarar a vida com mais sabedoria, perplexidade, sutileza. Para Marcel Proust, “na realidade, todo leitor é, enquanto está lendo, o leitor de si mesmo. O trabalho do autor é meramente um instrumento ótico que ele oferece ao leitor para que ele compreenda coisas que, sem sua obra, talvez ele jamais experimentaria em si mesmo. E o reconhecimento pelo leitor de que as palavras falam sobre ele mesmo é a prova de sua veracidade".
Para reaprender a ver, nos aproximaremos de poetas como Manoel de Barros, Wislawa Szymborska, Cora Coralina, Hilda Hilst e Bertold Brecht. Haverá no encontro leituras de poemas que esticam os horizontes, brincam com as palavras e as certezas que carregamos. Ao nos aproximarmos da poesia como uma linguagem da sensibilidade, entraremos em um momento com exercícios poéticos para que as palavras sejam convidadas a vir à tona com mais vitalidade. É um encontro sobre a urgência de nos aproximarmos da poesia como alimento capaz de nos nutrir. 

André Gravatá

André Gravatá é escritor e educador. Coautor dos livros Volta ao Mundo em 13 Escolas e Mistérios da Educação. É um dos criadores da Virada Educação, que mobiliza escolas e territórios pelo Brasil, e membro do Criativos da Escola, projeto do Instituto Alana. Recebeu o prêmio Educador Inventor da Associação Cidade Escola Aprendiz. É apaixonado por poesia e  autor do livro de poemas Inadiável
(7Letras).

PROGRAMAÇÃO

19h30 - Boas vindas e Coffee Break
20h00 - Início
21h30 - Encerramento 

SOBRE EVENTOS ESPECIAIS 

Os principais escritores, economistas, historiadores, filósofos, psicólogos, artistas e outros pensadores oferecem provocação, inspiração e consolo na forma de conselhos para viver melhor.
 Palestrantes sobre este assunto foram convidados pela The School of Life para apresentar o próprio material. Os formatos de sessão variarão dependendo do tema.

Compre ingresssos para
Encontro com a Poesia

87,00

O que:
Evento Especial
Quando e onde:
  • Qua 9 Mai 2018 19h30 - 21h30
    São Paulo