Como Lidar com o Fracasso

O mundo moderno exige uma coisa acima de todas as outras: que tenhamos sucesso. As histórias que contamos para nós mesmos tem a ver com batalhar, vencer obstáculos enormes e eventualmente vencer, normalmente em algum setor importante da economia. A sociedade tem uma palavra particularmente dura reservada para aqueles que não conseguem fazer isso. Eles são -- diz a sociedade -- 'perdedores'.

No entanto, é muito provável que a gente vá fracassar em algumas áreas da nossa vida, especialmente na esfera profissional (o foco desta aula é particularmente o fracasso em relação ao trabalho).

Nossa sociedade sabe muito sobre preparar-se para o sucesso; mas ela irresponsavelmente dá uma atenção pequena para uma questão muito mais provável e urgente: como podemos lidar com o fracasso com dignidade, entendimento, sabedoria -- e talvez um toque de humor.

Esta aula olha para o tema pelas filosofia, psicologia, arte e religião, além de investigar nossas próprias emoções e histórias. Nós consideramos:

- O impulso perfeccionista do mundo moderno, de onde ele vem e como responder a ele adequadamente.

- Nossos pais: o que eles queriam e como tememos desapontá-los.

- O que está no centro do medo de fracassar, especialmente em relação à perda de status e dignidade.

- O que significa fracassar "bem" -- aceitando nossas limitações sem nos tornarmos amargos.

- As estatísticas reais do sucesso; e como somos bons em negá-las.

- A ideia de fracasso nobre da Grécia Antiga e a noção de boa imperfeição do Zen Budismo.

- A influência da mídia na nossa compreensão do fracasso e do sucesso.

Esta aula procura equipar-nos com as ferramentas para lidar com o fracasso em nossos próprios termos. Nós saímos com uma compreensão madura daquilo com que estamos lidando e com uma impressão consoladora da universalidade da derrota, da imperfeição e de um certo grau de melancolia. Nenhuma vida está livre do fracasso, então percebemos que fracassar bem é uma arte -- e uma das mais necessárias que podemos aprender.

SOBRE O PROFESSOR

Guilherme Spadini é médico psiquiatra e Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Atua em consultório com psiquiatria clínica de adultos e adolescentes, além de psicoterapia de orientação psicodramática. Tem larga experiência no SUS, nas áreas de álcool e drogas, emergências, medicina de família e comunidade, psiquiatria infantil, além de gestão de serviços e rede de assistência psicossocial. 

Foi professor na disciplina de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da USP por dez anos. Atualmente, atua no Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno - GRAPAL - da FMUSP, envolvido na assistência, prevenção e promoção da saúde mental de estudantes de medicina. Mantém um blog sobre comportamento, cultura e filosofia, publicado pelo Huffington Post Brasil. 

 

PROGRAMAÇÃO

19.30            Boas vindas & Drinks The School of Life
19.45            Início da aula
21.00            Intervalo (pode variar)
22.30           Encerramento
 

LOCAL 

The School of Life
Rua Medeiros de Albuquerque 60
Vila Madalena
São Paulo - SP

SOBRE AS AULAS

Nossas aulas foram concebidas para fornecer conhecimentos úteis acerca dos grandes temas da vida. Você será desafiado a pensar profundamente sobre os problemas que realmente importam em um espaço criado para o compartilhamento de pensamentos, ideias e experiências com outros indivíduos curiosos e de mente aberta.

Para descobrir mais sobre o que te espera quando você vem para uma aula ou workshop na School of Life, dê uma olhada dentro da nossa sala de aula de Londres.

Essas sessões são projetadas por especialistas, ensinadas por membros do corpo docente da The School of Life e consistem em uma mistura de palestras, conversas e atividades em grupo.

Por favor, lembre que não podemos fazer trocas, devoluções ou cancelamentos com menos de 10 dias de antecedência.

Compre ingresssos para
Como Lidar com o Fracasso

220,00

O que:
Aula