Aproveitando o seu tempo sozinho

Esta é uma aula sobre a arte perdida porém extremamente valiosa da solitude e sobre como cultivá-la em nossas vidas modernas.

É possível ser feliz com familiares, amigos ou colegas de trabalho sem conseguir, primeiro, ser feliz sozinho? Nossas sociedades estão confusas a respeito da solidão, pois nossa cultura promove atitudes altamente contraditórias quanto a ficar só.  Ficar um tempo só pode ser considerado ao mesmo tempo valioso e triste, tranquilo e sinal de inadequação social. Isso sem falar da frequência com que as imagens de felicidade transmitidas pela televisão e pela publicidade apresentam grupos alegres de amigos, enquanto estar só e ser solitário são tratados praticamente como sinônimos. Mas um em cada três de nós agora vive sozinho, e esse número deve apenas aumentar.

Nesta aula vamos explorar o que pensadores, de Montaigne a Woolf, tinham a dizer sobre a distinção entre estar sozinho e ser solitário. Nós vamos nos perguntar porque estar sozinho, às vezes, parece tão assustador e que benefícios nós podemos conseguir ao superar os nossos medos. Nós vamos levar em conta o que podemos aprender das práticas de isolamento e de retiros realizados ao redor do mundo. E, acima de tudo, vamos nos questionar se é realmente possível ser feliz com um parceiro, com os amigos, no trabalho, com a família, se não conseguimos ficar felizes quando estamos sós.

 

Em Aproveitando o seu tempo sozinho, vamos:

  • Explorar a diferença entre ficar só, a solitude e ser solitário.

  • Perguntar por que ficar só às vezes pode parecer tão assustador e quais podem ser os benefícios de superar esses medos.

  • Considerar o que podemos aprender com os eremitas e aqueles que tomaram a iniciativa de se isolarem do mundo.

  • Examinar os muitos benefícios potenciais de passar um tempo só.

 

LÍDER DO CURSO

Eleonora Nacif é advogada criminalista e professora da Escola Superior de Advocacia - ESA da OAB/SP e Presidente do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais).

Apesar da vida frenética no mundo do direito, em determinado momento sentiu necessidade de passar mais tempo em silêncio, para poder entrar em contato consigo mesma, para se escutar verdadeiramente. Diante disso, encontrou um chalé nas montanhas, em frente a um rio, e passou a viajar sozinha durante alguns anos na época do Natal e Reveillon. Ficava em silêncio por cerca de um mês todo final de ano, isso afirma “foi fundamental para o meu auto-conhecimento e clareza em relação os meus pensamentos e sentimentos. Claro que sofria alguma resistência por parte dos amigos e família, mas aos poucos eles também perceberam que isso me fazia bem. Às vezes as pessoas se assustam com esse tipo de experiência porque isso também revela um certo medo que muitos têm de passar um tempo na própria companhia.”

Na vida ativa é palestrante experiente sobre os temas “A condição da Mulher Encarcerada no Brasil”, “Tribunal do Júri e Mídia”, “Aspectos Relevantes da Lei Maria da Penha”, “Eutanásia”, “Ressocialização prisional: utopia ou realidade” , “Criminologia e Distúrbios de Personalidade”, entre outros. Também foi aluna do curso “Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma” e escreveu sobre “Resistência em psicanálise”.

PROGRAMAÇÃO

19.30            Boas vindas & Drinks The School of Life
19.45            Início da aula
21.00            Intervalo (pode variar)
22.30           Encerramento
 

LOCAL 

The School of Life
Rua Medeiros de Albuquerque 60
Vila Madalena
São Paulo - SP

SOBRE AS AULAS

Nossas aulas foram concebidas para fornecer conhecimentos úteis acerca dos grandes temas da vida. Você será desafiado a pensar profundamente sobre os problemas que realmente importam em um espaço criado para o compartilhamento de pensamentos, ideias e experiências com outros indivíduos curiosos e de mente aberta.

Para descobrir mais sobre o que te espera quando você vem para uma aula ou workshop na School of Life, dê uma olhada dentro da nossa sala de aula de Londres (https://www.youtube.com/watch?v=PVqnad6ZNZ0&feature=youtu.be).

Essas sessões são projetadas por especialistas, ensinadas por membros do corpo docente da The School of Life e consistem em uma mistura de palestras, conversas e atividades em grupo.

O prazo para realização do cancelamento é de até 7 dias da data da compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior aos 7 dias corridos da data do evento/curso, o cancelamento fica limitado à 48 horas antes do início do evento.
Inscreva-se

Compre ingresssos para
Aproveitando o seu tempo sozinho

242,00

O que:
Aula
Quando e onde:
  • Seg 16 Dez 2019 19h30 às 22h30
    São Paulo