Aproveitando o seu tempo sozinho

Esta é uma aula sobre a arte perdida porém extremamente valiosa da solitude e sobre como cultivá-la em nossas vidas modernas.

É possível ser feliz com familiares, amigos ou colegas de trabalho sem conseguir, primeiro, ser feliz sozinho? Nossas sociedades estão confusas a respeito da solidão, pois nossa cultura promove atitudes altamente contraditórias quanto a ficar só.  Fica um tempo só pode ser considerado ao mesmo tempo valioso e triste, tranquilo e sinal de inadequação social. Isso sem falar da frequência com que as imagens de felicidade transmitidas pela televisão e pela publicidade apresentam grupos alegres de amigos, enquanto estar só e ser solitário são tratados praticamente como sinônimos. Mas um em cada três de nós agora vive sozinho, e esse número deve apenas aumentar.

Nesta aula vamos explorar o que pensadores, de Montaigne a Woolf, tinham a dizer sobre a distinção entre estar sozinho e ser solitário. Nós vamos nos perguntar porque estar sozinho, às vezes, parece tão assustador e que benefícios nós podemos conseguir ao superar os nossos medos. Nós vamos levar em conta o que podemos aprender das práticas de isolamento e de retiros realizados ao redor do mundo. E, acima de tudo, vamos nos questionar se é realmente possível ser feliz com um parceiro, com os amigos, no trabalho, com a família, se não conseguimos ficar felizes quando estamos sós.

 

Em Aproveitando o seu tempo sozinho, vamos:

  • Explorar a diferença entre ficar só, a solitude e ser solitário.

  • Perguntar por que ficar só às vezes pode parecer tão assustador e quais podem ser os benefícios de superar esses medos.

  • Considerar o que podemos aprender com os eremitas e aqueles que tomaram a iniciativa de se isolarem do mundo.

  • Examinar os muitos benefícios potenciais de passar um tempo só.

 

LÍDER DO CURSO

Eleonora Nacif é advogada criminalista e professora da Escola Superior de Advocacia - ESA da OAB/SP.

Atualmente é Diretora Nacional das Coordenadorias Regionais e Estaduais do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM e membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD. Palestrante experiente sobre os temas “A condição da Mulher Encarcerada no Brasil”, “Tribunal do Júri e Mídia”, “Aspectos Relevantes da Lei Maria da Penha”, “Eutanásia”, “Ressocialização prisional: utopia ou realidade” , “Criminologia e Distúrbios de Personalidade”, entre outros. Também foi aluna do curso “Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma”, realizado pelo Instituto Sedes Sapientiae, e escreveu sobre “Resistência em psicanálise”.

PROGRAMAÇÃO

19.30            Boas vindas & Drinks The School of Life
19.45            Início da aula
21.00            Intervalo (pode variar)
22.30           Encerramento
 

LOCAL 

The School of Life
Rua Medeiros de Albuquerque 60
Vila Madalena
São Paulo - SP

SOBRE AS AULAS

Nossas aulas foram concebidas para fornecer conhecimentos úteis acerca dos grandes temas da vida. Você será desafiado a pensar profundamente sobre os problemas que realmente importam em um espaço criado para o compartilhamento de pensamentos, ideias e experiências com outros indivíduos curiosos e de mente aberta.

Para descobrir mais sobre o que te espera quando você vem para uma aula ou workshop na School of Life, dê uma olhada dentro da nossa sala de aula de Londres (https://www.youtube.com/watch?v=PVqnad6ZNZ0&feature=youtu.be).

Essas sessões são projetadas por especialistas, ensinadas por membros do corpo docente da The School of Life e consistem em uma mistura de palestras, conversas e atividades em grupo.

O prazo para realização do cancelamento é de até 7 dias da data da compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior aos 7 dias corridos da data do evento/curso, o cancelamento fica limitado à 48 horas antes do início do evento.
Inscreva-se

Compre ingresssos para
Aproveitando o seu tempo sozinho

242,00

O que:
Aula
Quando e onde:
  • Mon 16 Dec 2019 19h30 às 22h30
    São Paulo