Online - Entendendo a Depressão e o Bem Estar Emocional

Depressão: saiba como responder aos sentimentos

Como você tem se sentido? E as pessoas que estão ao seu redor? Como tem sido a sua rotina? 
Precisamos falar sobre isso.

Estamos vivendo uma pandemia, com muitas pessoas sendo impactadas pela depressão. Essa doença já atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, com grande potencial de provocar incapacitação ao longo da vida, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o prolongamento do distanciamento social e todos os seus efeitos, essa situação pode se agravar ainda mais.

No Brasil, a depressão, que já era umas das principais causas de afastamento das pessoas do trabalho, vem se alastrando dia a dia. Mas se for encarada como uma doença, como qualquer outra, ela pode ser tratada, combatida e superada. No entanto, ainda é um tabu falar abertamente sobre o tema. Daí vem a relevância de sabermos identificar quando não estamos bem ou quando pessoas queridas a nossa volta precisam de ajuda. 

Se sentir bem o tempo todo é uma fantasia. A vida de todas as pessoas é mesclada por dias de sol e períodos mais nublados. Mas a forma que você lida com sofrimentos, angústias, solidão e ansiedade pode determinar se você vai desenvolver uma depressão ou qual será a qualidade da sua saúde emocional no longo prazo. Afinal, o adoecimento causado pela depressão não está nos sentimentos, mas na forma como você responde a eles.

Conhecer para prevenir e tratar


Especialistas afirmam que buscar apenas alívios imediatos para os sintomas da depressão causa mais problemas no longo prazo. Por isso, a The School of Life está empenhada em entender as causas dessa doença silenciosa, seus principais sintomas e como é possível construir uma vida que valha a pena ser vivida. Nessa trajetória, temos ao nosso lado a psicóloga Desirée Cassado, mestre em Psicologia Experimental e Terapias Contextuais, além de líder da área de Relacionamentos da TSOL.

Nosso objetivo é fazer uma investigação profunda sobre o tema depressão, desenvolvendo e aplicando estratégias para promoção e prevenção em saúde mental. Mais do que isso, queremos te apresentar: o funcionamento comportamental do ser humano; o que faz com que fiquemos deprimidos; como a depressão pode se agravar; e as formas para lidar com o mal-estar.  

Cientistas do mundo todo se perguntam porque estamos nos sentindo assim. Nós acreditamos que é urgente encontrar respostas para essa pergunta. Precisamos tirar um tempo para nós mesmos, ter o mínimo do autocuidado, focar em atividades que zelem pela nossa saúde física, mental e emocional. 

Nos capacitarmos para fazer o que nos mantém sãos em tempos de crise é importante, porém complexo... Raramente, instruções simples sobre o que fazer são capazes de mudar nossas escolhas. Entretanto, uma rotina que não considere o cuidado consigo mesmo como prioridade pode colocar em risco nossa saúde emocional, nosso corpo e nossos relacionamentos. Lidar mal com o nosso mal-estar faz com que tomemos decisões erradas e, baseado nisso, tudo pode ficar mais grave.

Reforçamos que se sentir bem o tempo todo é uma ilusão. Está tudo bem quando não estamos bem. Mas podemos nos tornar melhores em identificar sinais de alerta da depressão - não só em nós mesmos, mas no outro -. Assim, seremos mais eficientes em buscar ajuda para nós ou estender a mão para alguém que esteja precisando de ajuda. No final, a grande diferença estará em como você responde à depressão. O quanto antes isso acontecer, será muito melhor.

 

Este workshop será realizado ao vivo através da plataforma ZOOM. Recomendamos que faça o download deste programa para uma melhor experiência. Enviaremos o link para se conectar em até 24hs antes do início, no mesmo email que você usou para fazer a sua inscrição.

Caso você não receba ou tenha qualquer outra dúvida, por favor, entre em contato conosco através do whatsapp.

*este workshop é online e ao vivo e NÃO fica gravado.

 

SOBRE A LÍDER

Desirée da Cruz Cassado é psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Terapia Comportamental e mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Formou-se Máster em Terapias Contextuales pelo Instituto ACT de Madrid na Espanha. Dedica-se principalmente a desenvolver e aplicar estratégias para promoção e prevenção em saúde mental e desenvolvimento de habilidades emocionais em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Atende em consultório particular e ministra cursos e aulas para programas de pós-graduação no Brasil. 

 

PROGRAMAÇÃO 

18.45            Boas vindas & preparação

19.00            Início do workshop online

20.30           Perguntas e Respostas

21.00            Encerramento

O prazo para realização do cancelamento é de até 7 dias da data da compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior aos 7 dias corridos da data do evento/curso, o cancelamento fica limitado à 48 horas antes do início do evento.
Inscreva-se

Compre ingresssos para
Online - Entendendo a Depressão e o Bem Estar Emocional

179,00

O que:
Aula Especial Online
Quando e onde:
  • Qui 26 Nov 2020 19h às 21h
    Online