Como Desenvolver a Compaixão

Pesquisadores ao redor do mundo estão cada vez mais interessados nos efeitos que a compaixão pode trazer para o manejo do sofrimento e estão em busca de compreender como isso beneficia o ser humano.

 

O termo tibetano para compaixão é nying je, que significa “conotação amorosa, afeição, gentileza, generosidade”. Ela entra em evidência quando o mundo enfrenta questões como as crises econômicas, as disputas religiosas, o preconceito e outras questões que tem favorecido a necessidade de uma maior cooperação e menor competição entre as pessoas. Assim, a compaixão seria fundamental para a natureza do coexistir em grupo e para a nossa adaptação ao meio.

 

Podemos desenvolver compaixão pelas pessoas que amamos e também por aquelas que nos trazem dificuldades, conflitos ou sofrimento. Substituir o sentimento de mágoa, raiva ou ressentimento por uma pessoa pela compaixão, pode trazer inúmeros benefícios. Além disso, o treino de desenvolver compaixão pelo outro nos ensina sobre aspectos comuns que todos vivenciamos como seres humanos, como as perdas, decepções. A compaixão nos conecta com a nossa humanidade comum, aquilo que nos torna íntimos, únicos e também imperfeitos.

 

LÍDER DO CURSO 

 

Karen Vogel é psicóloga, mestre em ciências pela Faculdade de Medicina da USP. É formada em Mindful Self Compassion pela University of San Diego School of Medicine (EUA). Especialista em Terapia Comportamental e fundadora do Programa de Desenvolvimento Emocional, que visa o treinamento de habilidades emocionais em escolas.

 

Atua em consultório atendendo adultos, adolescentes e casais sob o referencial teórico de compaixão, aceitação e Mindfulness. Criou a coleção Clínica Lúdica, que visa utilizar os contos de fadas para levar conteúdo lúdico para as sessões de psicoterapia. É autora do primeiro livro da coleção, "Fada Helena Boazinha", que ensina sobre assertividade e "como dizer não".

 

SOBRE AULAS ESPECIAIS

Intimistas, instigantes e feitas por experts nas disciplinas da literatura, artes, filosofia, história, economia e teoria política. Estes experts são convidados da The School of Life para apresentar o seu próprio material. O formato e o tempo de duração pode variar, dependendo do assunto.

Compre ingresssos para
Como Desenvolver a Compaixão

197,00

O que:
Aula Especial

PROGRAMAÇÃO

 
19.30            Boas vindas & Drinks The School of Life
19.45            Início da aula
21.00            Intervalo (pode variar)
22.30            Encerramento
 

LOCAL

 
The School of Life
Rua Medeiros de Albuquerque, 60 - Vila Madalena
São Paulo
05436-060