The School of Life para sua empresa

Oferecemos aulas e workshops para empresas, ajudando seus parceiros e clientes a terem vidas mais plenas e desenvolverem inteligência emocional.

Entre em contato

Empatia

Empatia é a capacidade de adentrar nos desejos secretos, nas necessidades não reveladas e nas dores de pessoas que não são do mesmo grupo que nós. É uma habilidade que usa a imaginação para entender como seria ser outra pessoa. De certo modo, esse é quase um superpoder que nós obtemos por sermos humanos.

Sentir e demonstrar empatia está diretamente ligado ao melhor desempenho no trabalho e, especialmente, à melhor liderança. A empatia também é crucial para o atendimento ao cliente – pesquisas mostram que, para cada ponto ganho na empatia percebida pelo cliente, uma organização tem um aumento de 16,4% nos retornos financeiros.

Nesta sessão de duas horas, vamos:

•Considerar as diferenças entre empatia e simpatia;

•Praticar o uso da empatia como uma forma de construir conexão e superar conflitos;

•Considerar o uso da empatia na elaboração de produtos e soluções que vão funcionar bem para as outras pessoas;

•Praticar antecipar as necessidades de outras pessoas.

 

Definição

Empatia é a habilidade de descobrir imaginativamente as necessidades e sentimentos dos outros e ser capaz de ajustar o próprio comportamento de acordo.

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Pessoas empáticas levam ativamente em consideração as necessidades e os sentimentos de colegas, amigos, clientes, gestores e outras partes interessadas no trabalho e vida pessoal. Elas são boas em resolver conflitos e negociar entre as partes devido à compreensão da origem de um conflito. Elas ajustam a linguagem ao interlocutor, demonstram paciência, dedicam tempo a explicações e se colocam ativamente no papel do outro. Seus colegas ou membros da equipe geralmente se sentem valorizados, reconhecidos e satisfeitos com os resultados das reuniões. A habilidade da empatia é especialmente útil em posições de liderança, bem como em posições que exigem interações sociais intensivas e comprometimento de outras pessoas, como design, atendimento ao cliente ou assistência médica.

 

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Uma falta de empatia pode ser vista em equipes que apresentam conflitos recorrentes, não resolvidos e injustos. Pessoas que tenham dificuldade de sentir empatia geralmente acham extremamente difícil entender o que um colega, amigo, cliente ou gestor está querendo dizer ou por que se comportam de determinada maneira. Eles podem acidentalmente magoar ou irritar outras pessoas durante reuniões, resultando em sentimentos de raiva, decepção ou insatisfação na equipe. Elas não dedicam tempo suficiente para explicar seu ponto de vista nem perguntam a opinião dos interlocutores. Devido à natureza da habilidade, é muito difícil identificar a própria falta de empatia.

 

Depoimentos

“Maneiras práticas de implementar a empatia em exemplos de trabalho da vida real”

“Abordagens simples com etapas práticas claras para serem usadas diariamente”

“Praticar a empatia na construção de produtos e relacionamentos”

‘Sempre que você estiver prestes a encontrar falhas em alguém, pergunte a si mesmo: qual das minhas falhas mais se assemelha à que estou prestes a criticar?'

— Marco Aurélio