The School of Life para sua empresa

Oferecemos aulas e workshops para empresas, ajudando seus parceiros e clientes a terem vidas mais plenas e desenvolverem inteligência emocional.

Entre em contato

Em nenhum outro ponto da história nós estivemos tão obcecados com aumentar quanto podemos realizar em um período limitado de tempo. Como resultado, em nenhum outro momento nós sofremos tanto quando perdemos tempo ou falhamos em ser eficazes. No entanto, nós não somos robôs.

E o resultado final de uma falta de eficiência não é só a ineficiência – é também o arrependimento. Para enfrentar a lista infinita de coisas a fazer e lidar com diversas demandas de outras pessoas, temos de separar as tarefas urgentes das meramente importantes e fazer da eficiência um hábito. Objetivos claros também podem nos fornecer incentivo e direção.

Além disso, concluir tarefas não diz respeito só a agir. Trabalho eficaz também significa reconhecer quando precisamos de um tempo para parar e refletir.

Neste workshop de duas horas, vamos:

• Considerar o que dificulta fazer as coisas, incluindo barreiras emocionais e psicológicas;

• Aprender formas específicas de adaptar nossa abordagem à tarefa do momento;

• Olhar as estratégias que nos ajudam a escolher metas realistas;

• Aprender hábitos e técnicas para derrotar a procrastinação.

 

Definição

Eficácia é a habilidade de definir as prioridades certas e decidir rapidamente qual tarefa é a mais importante e mais urgente. Inclui a capacidade de delegar tarefas e ter espaço suficiente para se concentrar.

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade? 

A pessoa eficaz é caracterizada por realizar as tarefas em tempo hábil, sem excesso de trabalho contínuo (se no ambiente de trabalho correto). Elas se sentem à vontade em confiar na equipe e nos colegas para realizar o trabalho delegado corretamente. Definir prioridades e dar instruções claras, assim como receber e dar feedback, é natural para ela. Como toma decisões rapidamente e reavalia as prioridades regularmente, é improvável que procrastine ou faça mau uso do tempo.

  

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Uma falta de eficácia no local de trabalho pode ser observada com frequência em funcionários juniores que têm dificuldade para dizer “não” a favores e tarefas pelos quais não são realmente responsáveis. Funcionários mais experientes podem revelar sua falta de eficácia tendo dificuldades na delegação de tarefas. Trabalhadores seniores e juniores podem se sentir sobrecarregados e reclamar de ter muitas coisas diferentes para fazer. Sem perceber, podem preferir fazer as coisas sozinhos ou seguir se prendem ao controle excessivo. Outra tendência pode ser a fixação em uma única tarefa, porque eles têm dificuldade para decidir outra coisa que poderia ser mais importante. A falta de eficácia pode causar excesso de trabalho e, como consequência, enorme cansaço ou esgotamento.

 

Depoimentos

“O workshop me ajudou a pensar em priorizar e fazer concessões com objetivos conflitantes”

“Uma visão sobre como aprender as etapas/maneiras de mudar como somos eficazes”

“O jeito mais eficiente de fazer algo é fazendo.”

Amelia Earhart