The School of Life para sua empresa

Oferecemos workshops presenciais ou virtuais para empresas, ajudando o seu negócio a prosperar com o desenvolvimento de 20 habilidades emocionais para colaboradores, clientes e liderança.

Entre em contato

Eficácia

Manter o foco não tem sido tarefa fácil. Afinal, além do turbilhão de sentimentos gerados pelos acontecimentos do País e do mundo, estamos reclusos em um ambiente atípico. A rotina e os afazeres da casa somam-se às necessidades de pessoas próximas que moram ou não com a gente. Alguns de nós ainda temos acumulado as atividades do trabalho externo, que estão sendo realizadas remotamente. Como é possível garantir um dia produtivo nesse cenário?

Felizmente, temos a filosofia e a psicologia para nos mostrar que, com estratégia, é possível fazer da eficácia um hábito ao estabelecer objetivos claros que nos incentivam e orientam. Esse exercício deve passar pelo entendimento de que não somos robôs e, por isso, é importante incluir na rotina uma pausa para parar e refletir, ainda que nosso principal recurso, o tempo, seja limitado.

Muitas pessoas sofrem por acreditar que falham ou não são eficazes. Mas o workshop Como Manter o Foco vai te mostrar que isso é um equívoco.

Nele, vamos entender: 

• Quais são as barreiras que nos impedem de concluir as tarefas, incluindo as emocionais e psicológicas;

• Como hábitos e técnicas podem nos ajudar a derrotar a procrastinação;

• A diferença entre tarefas urgentes e meramente importantes;

• Formas de estabelecer metas inteligentes e mais realistas; e

• Como adaptar as tarefas à nossa rotina do momento.

 

Definição

Eficácia é a habilidade de definir as prioridades certas e decidir rapidamente qual tarefa é a mais importante e mais urgente. Inclui a capacidade de delegar tarefas e ter espaço suficiente para se concentrar.

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade? 

A pessoa eficaz é caracterizada por realizar as tarefas em tempo hábil, sem excesso de trabalho contínuo (se no ambiente de trabalho correto). Elas se sentem à vontade em confiar na equipe e nos colegas para realizar o trabalho delegado corretamente. Definir prioridades e dar instruções claras, assim como receber e dar feedback, é natural para ela. Como toma decisões rapidamente e reavalia as prioridades regularmente, é improvável que procrastine ou faça mau uso do tempo.

  

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Uma falta de eficácia no local de trabalho pode ser observada com frequência em funcionários juniores que têm dificuldade para dizer “não” a favores e tarefas pelos quais não são realmente responsáveis. Funcionários mais experientes podem revelar sua falta de eficácia tendo dificuldades na delegação de tarefas. Trabalhadores seniores e juniores podem se sentir sobrecarregados e reclamar de ter muitas coisas diferentes para fazer. Sem perceber, podem preferir fazer as coisas sozinhos ou seguir se prendem ao controle excessivo. Outra tendência pode ser a fixação em uma única tarefa, porque eles têm dificuldade para decidir outra coisa que poderia ser mais importante. A falta de eficácia pode causar excesso de trabalho e, como consequência, enorme cansaço ou esgotamento.

 

Depoimentos

“O workshop me ajudou a pensar em priorizar e fazer concessões com objetivos conflitantes”

“Uma visão sobre como aprender as etapas/maneiras de mudar como somos eficazes”