The School of Life para sua empresa

Oferecemos workshops presenciais ou virtuais para empresas, ajudando o seu negócio a prosperar com o desenvolvimento de 20 habilidades emocionais para colaboradores, clientes e liderança.

Entre em contato

Calma

Poucas habilidades são tão importantes e ao mesmo tempo tão negligenciadas quanto a capacidade de manter a calma. Quase sempre, nossas piores decisões são tomadas em momentos em que perdemos a calma e nos deixamos dominar pela ansiedade e agitação.

No entanto, nós sabemos que hoje em dia, apesar de quase todos nós desejarmos ser mais calmos, o mundo como está hoje tem nos levado a grandes níveis de ansiedade. A situação que nos encontramos atualmente, cheia de incertezas nos deixa ansiosos e com isso nós sofremos. Vivemos em risco constante de perder a compostura.

Cada dia traz consigo uma nova tentação para perdermos a cabeça: o home office com a família toda em casa, o comportamento dos parceiros, colegas de trabalho em situações diferentes, incertezas do mercado e do futuro do país..  Novas distrações, preocupações e medos surgem e nos deixam ansiosos e agitados. Com isso os níveis de stress sobem, afetando a nossa saúde mental.

Os acontecimentos atuais nos deixam com uma visão menos otimista do cenário do nosso dia a dia, no entanto devemos nos empenhar em não fazer com que elas constantemente pareçam mais assustadoras nas nossas mentes do que são na realidade. Nós devemos tranquilizar os outros – e insistir com as partes mais céticas e secas das nossas próprias mentes que elas também merecem um dia se beneficiarem da gentileza e do reconforto.

Felizmente nosso poder de permanecer calmos pode ser exercitado e aperfeiçoado. Não precisamos aceitar o estado atual das coisas: nossas reações diante dos desafios do dia a dia podem ser radicalmente transformadas e a nossa saúde mental preservada.

 

Neste workshop vamos:

• Aprender a lidar com desafios e obstáculos com menos raiva, ansiedade e desespero.

•Explorar o papel crucial das expectativas na formação das nossas reações e como nós podemos modificar essas expectativas para lidar com mais calma quando as coisas dão errado.

 •Considerar o papel da raiva no trabalho e porque ela não é útil em relacionamentos profissionais.

 •Praticar como nós podemos adotar uma nova perspectiva tranquilizadora em eventos difíceis, especialmente aqueles sobre os quais temos poucos controle.

 

Definição

A calma é a habilidade de regular com sucesso emoções fortes e negativas, como raiva ou frustração profunda.

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Pessoas com um alto nível de calma são capazes de regular e canalizar sentimentos de raiva ou frustração quando surgem e, se necessário, expressá-los para o destinatário certo, em vez de espectadores inocentes. Elas contribuem para um ambiente no trabalho e em casa,  tranquilo e focado. Diante de resultados inesperados ou ruins, elas geralmente se mostram comprometidas com soluções alternativas, em vez de ficar pensando em problemas. Pessoas verdadeiramente calmas não são pegas de surpresa por problemas ou conflitos, porque esperam que isso ocorra em algum momento de qualquer cenário de trabalho e na vida pessoal.

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Uma pessoa que tem dificuldades com a calma é caracterizada por reações impulsivas e raivosas ou mesmo comportamento colérico (por exemplo, gritar e berrar) quando as coisas não saem como esperado. Muitas vezes, ela cria um clima tenso em vez de calmo em casa ou em uma equipe, por exemplo, e costuma ter dificuldade para deixar de culpar a si mesmo e/ou aos outros para passar a pensamentos voltados a soluções. Problemas ou conflitos no trabalho ou nos relacionamentos podem pegá-la despreparada, porque ela geralmente não considera que isso vá acontecer, em primeiro lugar.