The School of Life para sua empresa

Oferecemos aulas e workshops para empresas, ajudando seus parceiros e clientes a terem vidas mais plenas e desenvolverem inteligência emocional.

Entre em contato

Adaptabilidade

Adaptabilidade é uma das chaves para o sucesso tanto no trabalho quanto na vida. Como a mudança é uma parte inevitável da vida, ser capaz de responder e se adaptar é vital para o sucesso. Aprender a sentir-se confortável com a mudança e a tornar-se mais ativamente adaptativo é uma habilidade crucial no mundo moderno. 

Pela maior parte da história humana, a mudança foi um processo muito gradual. As notícias costumavam se espalhar lentamente, a tecnologia dificilmente evoluía, poucas pessoas viajavam na vida e as profissões eram passadas de geração em geração. (Pós revolução industrial e hoje, graças à internet, notícias e novas ideias se espalham tão rápido que a maior parte dos eventos podem ocorrer numa questão de horas).

No entanto, nós ainda estamos presos no nosso passado histórico Uma grande parte da nossa resistência à mudança vem do nosso medo da incerteza.

A boa notícia é que somos seres adaptáveis. As empresas precisam ser ágeis e, naturalmente, cada vez mais as pessoas também. Na verdade, 91% dos diretores de Recursos Humanos diz que, em 2019 a adaptabilidade será uma importante característica no recrutamento.

 

Neste workshop vamos:


- Discutir por que frequentemente tememos a mudança e como podemos ter menos medo dela;

- Praticar técnicas para cultivar uma mente aberta com relação à mudança e novas estratégias para implementá-la;

- Aprender técnicas criativas para desenvolver novas ideias, em vez de depender de velhos paradigmas;

- Aprender métodos para lidar com a incerteza e os obstáculos e para aceitar a improvisação, a dúvida e o crescimento.

Definição

Adaptabilidade é a habilidade de conduzir ativamente as mudanças de maneira ágil, em vez de paralisar pelo medo.

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Pessoas adaptáveis superam o medo da mudança e geralmente são otimistas sobre os resultados de mudanças. Elas estão abertas ao que a mudança pode trazer e, portanto, abertas a sugestões de colegas, gestores e amigos. Elas se sentem confortáveis em ambientes imprevisíveis e em mudança e contribuem ativamente para a implementação da mudança.

 

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

As pessoas com falta de adaptabilidade demonstram instintivamente resistência ativa ou passiva a mudanças ou se sentem paralisadas e ansiosas quando o ambiente de trabalho muda. Mesmo em novas equipes, elas preferem manter velhos hábitos e consideram a mudança mais uma ameaça do que uma oportunidade.

 

Depoimentos

“Eu aprendi que ter adaptabilidade é prosperar na mudança, não apenas lidar com ela”

“Um kit de ferramentas útil para lidar com desafios pessoais adotando mudanças e vivendo com elas”

“O workshop me fez perceber a importância de identificar problemas ‘reais’ e problemas falsos”

“Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança.”

Stephen Hawking