Jornada de Bem Estar e Autoconhecimento - TSOL + GE

tsol + GEArtboard 4 copy

Jornada de Bem Estar e Autoconhecimento

 

“Quando não podemos mais mudar uma situação somos desafiados a mudar as nós mesmos”

Victor Frankl

 

Acreditamos que é possível aprendermos a viver uma vida mais plena e que o Bem Estar é resultado de um conjunto de habilidades emocionais e que elas podem ser aprendidas e trabalhadas da mesma forma com que exercitamos um músculo. Acreditamos também que o autoconhecimento é a base da Inteligência Emocional e que só ele nos torna capazes de responder a pergunta que o filósofo Sócrates apontou há quase 2000 anos:

Quem é você? Conhece-te a tí mesmo.

Esse comando norteia a The School of Life, isso porque ele nos ajuda a entender os nossos próprios sentimentos e comportamentos e que a única esperança de escapar dos nossos padrões é tendo a consciência que eles existem.

Quando o GE nos pediu para montar uma jornada com ferramentas para enfrentarmos o momento de stress mundial pensamos em recorrer a esta série de habilidades que pudessem nos explicar;  o que é a Ansiedade porque precisamos utilizá-la a nosso favor,  como podemos ganhar mais consciência para acalmar nossas mentes, como fazemos para entender que amar dá trabalho, e que tudo bem e como podemos desviar menos a atenção do que é importante pra gente... e assim surgiu essa jornada única.

 

Ansiedade, O lado Bom do lado Ruim - 27.05

Aprendemos desde cedo que o correto é estar feliz o tempo todo, e com isso acabamos desvalorizando as emoções negativas. Queremos negá-las, sufocá-las, eliminá-las do nosso caminho.

Nesta aula, o psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros nos mostra que as emoções desagradáveis, como a raiva, a ansiedade, o stress, não são sons incômodos que devem ser silenciados. Em vez disso, são alertas preciosos que nos chamam atenção para algo mais profundo que não vai bem na nossa vida.

Com leveza e uma linguagem simples e acessível, ele contará vários casos pessoais e apresentará estudos científicos para nos ajudar a compreender esses avisos e a desenvolver mecanismos para atuar na origem dos nossos problemas.

Dessa forma, poderemos encontrar o equilíbrio entre as emoções, desenvolver nosso autoconhecimento e ter uma existência mais plena.

Ingressos: https://theschooloflife.byinti.com/#/ticket/eventInformation/oKZXHn8Ti903vlC40z1d

Líder do Curso

Daniel Barros é médico formado pela FMUSP, com especialização o em psiquiatria pelo IPQ do Hospital da Clínicas, onde também realizou seu doutorado. Seu interesse pela interface entre a psiquiatria e a sociedade o levou a se graduar também em Filosofia pela USP.
No IPq, além de coordenar a o setor de Psiquiatria Forense, tem atuado em divulgação científica em diversas mídias, como sua coluna no Portal Estadão e sua participação no programa Bem Estar, da Rede Globo. Com uma série livros publicados, já foi indicado ao Prêmio Jabuti (2014). Os últimos lançamentos são Pílulas de Bem Estar e O Lado bom do Lado Ruim.

 

Princípios de Mindfulness - 03/06

“A dor faz parte, o sofrimento é opcional “Carlos Drummond de Andrade

 

 O quanto você tem consciência do momento presente e está conectado ao seu corpo, as suas emoções, aos seus atos e as suas decisões? Alcançar esse estado de atenção plena é muito importante para lidarmos melhor com os desafios diários da nossa vida atual, principalmente aqueles que tendem a nos levar ao estresse. Na aula online você terá acesso aos princípios da meditação budista e será conduzido por Stephen Little a técnicas que te ajudarão a estar mais presente nas experiências cotidianas, renovar as escolhas e lidar melhor com a inevitável instabilidade da vida. Esta aula virtual é composta por um misto de conversas e dinâmicas de exercícios interativos.

Ingressos: https://theschooloflife.byinti.com/#/ticket/eventInformation/7v38QbBZ7GViSnJNef5y

Líder do Curso

Irlandês, Físico e Budista Ordenado, Stephen Little foi treinado pelo método Breathworks seguindo também as orientações do seu mentor Michael Chaskalson, pioneiro na aplicação de Mindfulness para líderes. Um dos responsáveis pela introdução do Mindfulness no Brasil com especial atuação na área de dores crônicas tem se dedicado a trabalhos de pesquisa e consultoria na área, há mais de 21 anos. Membro da equipe Numier (Medicina Integrativa) do Hospital Emílio Ribas, São Paulo. responsável por 5 anos pela implementação da equipe de aprendizagem da The School of Life no Brasil.  É professor da The School of Life Brazil.

 

 

Como trabalhar o amor - 10/06

“Compatibilidade não é a ausência da diferença mas a maneira madura de encarar a diferença “Alain de Botton

 

Na vida real, amamos no dia a dia, em meio a incompatibilidades de gostos e formas de pensar, pandemias, home office rodeado por crianças, contas a pagar e distanciamento social, entre outros desafios. É natural que haja conflitos, afinal, não existem duas pessoas no mundo que sejam intimamente 100% compatíveis. O segredo está em se dispor a estabelecer diálogos cordiais e inteligentes, para ouvir e ser ouvido com atenção. Assim, chega-se mais fácil a soluções que são boas o suficiente para todos. É um erro desistir dos relacionamentos sem ter se dado a oportunidade de aprender a amar e ser amado.

Ingressos: https://theschooloflife.byinti.com/#/ticket/eventInformation/YhoM4TvEcBTE5yX-Vyx_ 

Líder do Curso

Saulo Velasco é psicólogo, com pós-doutorado em psicologia experimental pela USP. Especializado em métodos para o ensino de habilidades cognitivas complexas como linguagem, formação de conceitos, raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas. Há mais de 10 anos, ensina competências acadêmicas e habilidades de estudo a pessoas de todos os níveis de escolaridade. Saulo compõe o corpo docente da The School of Life Brasil.

  

E agora, Como Manter o Foco? - 17/06

Já parou para imaginar o quanto você seria capaz de realizar se a sua atenção não ficasse sempre vagando por ai? Por natureza, somos muito propensos à distração. Com facilidade, desviamos nossa atenção do que é importante para a fixarmos em algo imediatamente gratificante ou interessante. O problema é que esse hábito nos leva à constante procrastinação e consequente queda de produtividade, o que é um desperdício. Afinal, somos capazes de realizar muito em um curto espaço de tempo. Como organizar a rotina com todas essas atividades dentro de casa? Quais hábitos e técnicas podem nos ajudar a derrotar a procrastinação? Quais são as barreiras emocionais e psicológica que nos impedem de priorizar e concluir as tarefas? É sobre isso que vamos falar na aula especial online E agora, Como Manter o Foco?

 Ingressos: https://theschooloflife.byinti.com/#/ticket/eventInformation/CZmtQ1_JlX2quTSD2xxQ

Líder do Curso

Desirée Cassado é psicóloga especialista em Terapia Comportamental pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Psicologia Experimental também pela Universidade de São Paulo (USP). Formou-se Master em Terapias Contextuales pelo Instituto ACT de Madrid na Espanha. Dedica-se principalmente a desenvolver e aplicar estratégias para promoção e prevenção em saúde mental e desenvolvimento de habilidades emocionais em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Atende em consultório particular e ministra cursos e aulas para programas de pós-graduação em todo Brasil.

 

Recent entries