5 Pensamentos dos Estoicos para Enfrentar Momentos Difíceis

d433eb0c a9c1 41ed a482 a905a6d075f2

1

“São as dificuldades que mostram os homens.” - Epíteto

Não deveríamos julgar as pessoas pela ótica de como elas prosperam em tempos normais. Muita coisa depende da sorte e dos caprichos da circunstância. A forma como lidamos com tempos difíceis é que determina nosso verdadeiro valor.

 

2

“Lembre-se disto: há uma dignidade e uma proporção a serem observadas na realização de cada ato da vida.” - Marco Aurélio

Essencialmente, não importa se estamos realizando feitos supostamente grandiosos, como escrever romances ou estruturar empresas, ou cotidianos, como assar pães ou limpar a cozinha. Desde que tenhamos orgulho do que fazemos, podemos nos orgulhar de nós mesmos.

 

3

“O amor pela agitação contínua numa vida tumultuada não é atividade saudável, mas inquietação de uma mente assombrada.” - Sêneca

A pressão que sentimos para sermos produtivos com frequência é o resultado da ansiedade. Estamos tentando nos distrair de nossas preocupações não cuidadas. A ociosidade pode ser útil. Ela nos dá espaço para explorar e acalmar nossa mente preocupada.

 

4

“Adapte-se ao ambiente em que lhe coube ficar e mostre um verdadeiro amor pelos outros mortais com quem o destino lhe cercou.” - Marco Aurélio

Não somos donos de nosso destino e nem sempre conseguimos escolher nossa própria companhia. Ainda assim, podemos escolher nossa atitude: aceitar a situação em que nos encontramos e tratar aqueles que a compartilham conosco com paciência e solidariedade.

 

5

“Eu me esforço para viver cada dia como se fosse uma vida completa.” - Sêneca

Em momentos de crise, nosso futuro é obscuro. Não podemos mais viver na expectativa sobre coisas melhores que virão. A chave para a realização está em aceitar a incerteza: lidar com um dia por vez e aprender a valorizar cada momento de prazer que ele contém.

Recent entries