Felicidade Agora

A busca pela felicidade pode ser muito frustrante, porque ela, a felicidade, é fugidia e inconstante. Sabemos que não seremos sempre felizes, não existe essa vida perfeita. Sempre iremos enfrentar dificuldades, injustiças e tropeços que causarão tristezas. Se entendermos a felicidade como um estado de alegria constante e definitivo, e tentarmos direcionar nossas vidas para atingir esse estado, certamente vamos nos frustrar.

Para ser feliz de verdade, precisamos entender bem o que isso quer dizer. O que é felicidade?

 

A busca pela felicidade pode ser muito frustrante, porque ela, a felicidade, é fugidia e inconstante.

Dedicar a vida a tentar ser feliz em definitivo, algum dia, é uma receita para angústia e medo constantes. Eudemonia é um antigo conceito filosófico, tradicionalmente traduzido por felicidade, mas que tem um sentido mais preciso: realização, crescimento, florescimento.

Sabemos que não seremos sempre felizes, não existe essa vida perfeita. Sempre iremos enfrentar dificuldades, injustiças e tropeços que causarão tristezas. Se entendermos a felicidade como um estado de alegria constante e definitivo, e tentarmos direcionar nossas vidas para atingir esse estado, certamente vamos nos frustrar.

 

Por isso, precisamos entender melhor o que significa felicidade. Não se trata apenas de alegria, prazer e positividade constantes. Não se trata de buscar um estado futuro e seguro de perfeito deleite. Na realidade, ser feliz é, de fato, algo que só podemos realizar agora, no presente. É uma disposição para a vida.

A verdadeira felicidade só faz sentido agora, porque ela é a nossa disposição para a vida, nossa busca por sermos maiores e melhores a cada dia. Uma vida em que realizamos e falhamos, sofremos e amamos, é a felicidade real e possível. Ela nunca é perfeita e concluída, ela é um processo constante. É nossa abertura para os outros, que nos ensinam e nos desafiam. Nossa abertura para o amor, que nos alimenta e machuca. Nossa abertura para a arte e para a beleza, que nos faz experimentar o maravilhoso. Nossa abertura para a aventura, para o novo, e o risco. E tudo o que construímos no caminho – nossas forças internas e externas, nosso caráter e virtudes, os amigos e amores, as comunidades em que vivemos bem – que nos ajudarão nos momentos mais difíceis.

Nunca estarmos perfeitamente realizados é fundamental para estarmos sempre florescendo. E isso, é ser feliz agora.