Presencial – Chá das Cinco com Mrs. Dalloway

  • Cultura

Rua Medeiros de Albuquerque 60 | Vila Madalena

Total

R$150.00


Inscreva-se

Saiba Mais

No início dos anos 20 em Londres, numa quarta-feira do meio do mês de junho, Clarissa Dalloway disse que ela mesma iria comprar as flores. Desde então, essa quarta-feira na vida de uma das mais conhecidas personagens literárias de todos os tempos se tornou uma data comemorativa.

Para celebrar o Dalloway Day deste ano, dia 15 de junho, a Editora Nós e a The School of Life Brasil promovem o Chá das 5 com Virginia Woolf, pela primeira vez em formato presencial. O encontro será conduzido por Simone Paulino, editora da Nós, Ana Carolina Mesquita, tradutora de Virginia Woolf e Jackie de Botton, sócia-fundadora da The School of Life.
Nascida em 1882, Virginia Woolf era consciente de si mesma como escritora distintamente modernista em desacordo com uma série de suposições sérias e complacentes da literatura inglesa do século XIX.
Ela percebeu que uma nova era, marcada por desenvolvimentos extraordinários no urbanismo, tecnologia, guerra, consumismo e vida familiar precisaria ser capturada por um tipo diferente de escritor. A frente do seu tempo, ela captou em palavras a excitação, a dor, a beleza e o horror do que ela denominou, a Idade Moderna. Ela era uma escritora implacavelmente criativa em busca de novas formas literárias que pudessem fazer justiça às complexidades da consciência moderna. Seus livros e ensaios mantêm o poder de transmitir a emoção e o drama de viver no século XX e que podem ser aplicados à nossas vidas de hoje em dia.
Woolf nasceu em Londres e viveu em uma casa no bairro de Bloomsbury, onde também fica, em uma casa, a primeira sede da The School of Life.
Seus livros trouxeram uma nova forma de expressão, uma forma de conhecer a nós mesmos e outras pessoas, através da leitura.
Virginia Woolf, mais de 100 anos depois, segue nos ajudando a viver melhor.
Neste encontro experiência, vamos falar de Virginia, da sua influência nos dias de hoje e o que ela ainda tem a nos ensinar. Tudo isso acompanhado de um chá, criado exclusivamente para homenageá-la, servido como no tradicional chá das 5 londrino.

 

Local

Rua Medeiros de Albuquerque 60
Vila Madalena – SP

 

Simone Paulino é jornalista, escritora, editora. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), escreveu vários livros, entre eles, Abraços negados em retratos (2019), Como Clarice Lispector pode mudar sua vida (2017) e o Sonho Secreto de Alice (2013). Participou das antologias de contos Grafias Urbanas, Histórias Femininas, Olhar Paris e Escrever Berlim. Em 2015, criou a Editora Nós, que conta com um catálogo de mais de 50 títulos de literatura nacional e estrangeira. Colabora desde 2015 na organização do Primavera Literária Brasileira, realizada na Sorbonne Universitè, em Paris, França.

 

Ana Carolina Mesquita, tradutora e editora, é doutora em Teoria Literária pela USP, cuja tese envolveu a tradução e análise dos diários de Virginia Woolf. Foi pesquisadora visitante na Columbia University, em Nova York, onde estudou modernismo britânico. ÉautoradePrato Feito: As Políticas do Governo e a Literatura Infantil Brasileira (Com-Arte/Edusp, 2010).