Como Desenvolver Autonomia

  • Mini-Intensivo Online
  • Trabalho

Evento Online

Total

R$632

Ingressos Esgotados

Inscreva-se

Saiba Mais

Quantas vezes sentimos que não estamos no controle da nossa própria vida? Quantos hábitos indesejáveis não conseguimos romper e quantos hábitos desejáveis não conseguimos manter? Quantas emoções e pensamentos perturbadores não conseguimos regular? Quantas vezes lutamos sem sucesso para realizar tarefas importantes, porém difíceis, custosas ou enfadonhas? Quantas vezes nos sentimos incapazes de tomar decisões adequadas e de resolver os problemas pessoais e profissionais que nos assolam diariamente?

Nossa cultura nos faz acreditar, injustamente, que as habilidades de autogerenciamento, resolução de problemas e tomada de decisão são traços fixos de personalidade, qualidades cognitivas inatas ou marcas de caráter inalteráveis. Felizmente, no entanto, esse conjunto de habilidades que nos provê autonomia na gestão de nossas ações, problemas e escolhas são aprendidas e podem ser aprimoradas em qualquer momento de nossas vidas.

Pessoas com habilidades de autogerenciamento desempenham melhor as tarefas cotidianas, contribuem para o sucesso de suas equipes, alcançam objetivos pessoais e profissionais e se sentem mais livres, felizes e realizadas. Bons solucionadores de problemas acreditam que os desafios da vida são passíveis de solução, confiam na própria capacidade de solucioná-los, aceitam que os problemas são partes inevitáveis da vida, gerenciam emoções e pensamentos negativos provocados por eventos estressantes e implementam estratégias planejadas para o enfrentamento de problemas cotidianos. Finalmente, bons tomadores de decisão reconhecem quando as emoções podem levar a más escolhas, gerenciam a ansiedade e outros obstáculos emocionais presentes em decisões difíceis e avaliam racionalmente as consequências de cada opção para escolher a melhor solução para um dilema.

Durante este mini-intensivo de 3 encontros, com duração de 2h30min cada, aprenderemos como conquistar a autonomia sobre nossas vidas, desenvolvendo habilidades de autogerenciamento, solução de problemas e tomada de decisão. Ao longo dos encontros iremos:

– Identificar as condições ou razões que nos levam a agir ou não agir como gostaríamos.
– Praticar estratégias de autogerenciamento.
– Aprender a identificar e gerenciar emoções e pensamentos negativos, compreendendo a natureza dos nossos problemas.
– Aprender a adotar uma orientação mais positiva em relação aos problemas da vida.
– Aprender a implementar estratégias efetivas de resolução de problemas.
– Levar em consideração as barreiras à tomada de decisão eficaz, incluindo fadiga de decisão, medo de arrependimento e falta de autoconhecimento.
– Entender a psicologia das decisões e discutir as influências inconscientes que afetam nosso julgamento.
– Discutir maneiras de adotar uma mentalidade mais confiante ao tomar decisões, ajudando-nos a enxergar nossos dilemas sob uma nova luz.
– Aprender estratégias para chegar a decisões mais sólidas e sábias.

Saulo Velasco

Psicólogo, com pós-doutorado em psicologia experimental pela USP. Especializou-se  em métodos para o ensino de habilidades cognitivas complexas como: linguagem, formação de conceitos, raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas.

Há mais de 10 anos, ensina competências acadêmicas e habilidades de estudo a pessoas de todos os níveis de escolaridade. Além disso, presta consultorias para escolas de Educação Básica, aprimorando a formação de professores e coordenadores pedagógicos. Saulo compõe o corpo docente da The School of Life.