Eloquência

Eloquência é a habilidade de transmitir informações com entusiasmo e sentir-se à vontade para transmitir um ponto de vista para o público.

Embora muitos de nós tenhamos mais medo disso mais do que da morte, saber falar com os outros diante de grupos pequenos ou grandes é uma habilidade crucial, mas negligenciada, dos locais de trabalho modernos e também no nosso dia a dia. É um tipo invejável de charme que nos deixa muito mais poderosos e que podemos aprender a dominar. Diante de uma plateia online esse desafio também mudou. Precisamos ainda mais desta habilidade para atrair a atenção do nosso público, seja ele grande ou pequeno, no meio a tantas distrações.

 

Alguns dos desafios de se comunicar bem com grupos de pessoas são muito técnicos: nossa postura, nosso tom de voz, o ritmo exato das nossas palavras. Mas também há muitos desafios psicológicos, relacionados a nossas próprias mentes e emoções e as daqueles que estamos tentando alcançar.

 

Para falar bem e com clareza, nós temos que conhecer o nosso material de uma forma diferente da que normalmente conhecemos as coisas.

 

Não é suficiente ter informações cruciais para entregar, nós precisamos ter uma noção minuciosa de como elas vão parecer para o nosso público. Nós precisamos ter o que filósofos e psicólogos chamam de Teoria da Mente – considerar como nosso discurso pode parecer da perspectiva do nosso público, de quanto conhecimento prévio eles precisam, e quando será chato receber informação demais.

 

Nós precisamos ser capazes de imaginar como vamos parecer (talvez uma certa parte do nosso discurso é longa ou imprecisa demais), como os outros reagirão (há uma pergunta óbvia que eles farão? Eles contestarão uma frase específica?). Em resumo, nós temos que desenvolver a habilidade da empatia para nos tornarmos mais eloquentes.

 

Nesta sessão vamos:

 

– Aprender como superar as barreiras mais comuns para a comunicação efetiva em público

 

– Explorar estratégias para superar a ansiedade e autoconsciência durante apresentações em público

 

 

– Aprender como apresentar informações com mais clareza e de uma maneira mais engajadora

 

– Praticar apresentar nosso corpo e voz de uma forma autêntica e engajadora

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Colaboradores eloquentes se sentem à vontade para apresentar seu trabalho e suas ideias. O público os percebe como persuasivos e confiáveis. Eles facilmente levam em conta diferentes perspectivas e adaptam sua comunicação às lacunas no conhecimento de seu público (teoria da mente). A eloquência é comum em pessoas que não têm medo de se exibir publicamente, transmitindo não apenas informações, mas também entusiasmo e paixão pelo tópico. Portanto, é mais provável que suas ideias e trabalho sejam reconhecidos positivamente, e eles têm maior probabilidade de convencer outras pessoas a apoiarem seu projeto ou a se motivarem no trabalho.

 

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Pessoas com falta de eloquência tendem a parecer tímidos em reuniões de grupo e se sentem ansiosos por serem criticados e julgados por uma audiência. É por isso que suas opiniões e ideias costumam estar menos presentes na mente dos outros, e suas equipes podem ser menos motivadas. Além disso, eles podem ter dificuldade em reconhecer lacunas de conhecimento entre si e os outros.

 

Depoimento

“A abordagem da The School of Life torna a psicologia mais real e acessível do que outros cursos e sessões de que participei”