Diplomacia

Diplomacia é a habilidade de lidar com questões difíceis e sensíveis com outras pessoas. Compreende a capacidade de atingir o suficiente dos próprios objetivos, levando em consideração os interesses dos outros e mantendo relações de trabalho e vida social.

Conflitos tem se tornado cada vez mais comum e inevitáveis nas nossas vidas e no ambiente de trabalho. O stress pode levar a mais desentendimentos e a mais conflitos entre colegas e amigos – mesmo quando precisamos nos dar bem e chegar a conclusões produtivas. A distância torna esses desentendimentos ainda mais comuns. É por isso que precisamos praticar e desenvolver as habilidades emocionais da diplomacia.

 

A diplomacia é a arte de navegar por questões difíceis e delicadas sem causar uma catástrofe ou incômodo desnecessário. Estudos demonstram que a falta de habilidades diplomáticas é responsável por quedas drásticas no bem estar de emocional de famílias e de equipes nas empresas.

 

As pessoas diplomáticas lidam bem com conflitos. Elas são capazes de identificar os interesses de diferentes partes e são abertas a negociar e a comprometer os próprios interesses a fim de encontrar uma solução para todos. Elas expressam abertura e interesse pelos outros, demonstram empatia e ao mesmo tempo são equipadas com excelentes habilidades de comunicação, persuasão e assertividade.

 

Neste workshop vamos:

 

– Aprender como identificar diferentes estilos de conflito nos outros e em nós mesmos

 

– Explorar como nós podemos ‘importar energia’ de outras áreas da nossa vida para conflitos no trabalho

 

– Olhar para estratégias que nos ajudem a nos tornar mais diplomáticos ao vermos situações de diferentes perspectivas

 

– Considerar o valor e o uso de educação, humor e empatia em situações difíceis

 

– Considerar quando colocar pressão sob o nosso ponto de vista, quando entrar em um acordo, quando deixar as coisas para lá e quando encontrar uma solução genuinamente colaborativa

 

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

As pessoas diplomáticos lidam bem com conflitos. Elas são capazes de identificar os interesses de diferentes partes e são abertas a negociar e a comprometer os próprios interesses a fim de encontrar uma solução para todos. Elas expressam abertura e interesse pelos outros, demonstram empatia e ao mesmo tempo são equipadas com excelentes habilidades de comunicação, persuasão e assertividade.

 

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Pessoas com falta de diplomacia tendem a ter conflitos negativos e agressivos e grandes desentendimentos com os outros. Suas discussões geralmente incluem expressões inadequadas de raiva, como gritar, berrar ou exibir comportamento passivo agressivo. Isso pode resultar em conflitos insolúveis e insatisfação com os resultados das discussões. Por outro lado, elas podem se considerar passivas demais, contornando os problemas ao invés de enfrentá-las de frente. Além disso, podem achar difícil fazer concessões e deixar de lado seus próprios interesses. Como geralmente não preparam soluções alternativas, podem se sentir incapazes de se comprometer. Demonstrar empatia e identificar as necessidades e os interesses de colegas e amigos é um desafio para eles.

 

Depoimentos

 

“Eu analisei como podia estar trazendo ‘bagagem’ demais para as discussões”

 

“Agora tenho uma estrutura para gerenciar conflitos”

 

“Eu aprendi a tentar evitar o prazer do moralismo”