Comunicação

Comunicação é a habilidade de trocar informações de maneira eficaz e garantir que essas informações sejam entendidas corretamente por todas as partes envolvidas, inclusive por si mesmo.

Quantas das questões que já enfrentamos no trabalho poderiam ter sido resolvidas com uma simples conversa? Como resolvemos algo que parece simples, mas tem se tornado um dos maiores desafios das nossas vidas e do mundo do trabalho moderno: a comunicação.

 

Agora, com equipes trabalhando de modo híbrido, este desafio não poderia ser maior. Como podemos continuar nos comunicando bem e cada vez mais de maneira clara.

 

Precisamos permanecer conectados e temos que contar com os outros para realizar qualquer coisa. É por isso que é tão importante desenvolvermos nossas habilidades comunicativas – se nós não conseguirmos comunicar o que precisamos ou queremos dos outros, será sempre difícil trabalharmos juntos, ainda mais quando não estamos juntos diariamente.

 

Quanto mais fortes são as habilidades de comunicação de uma equipe, melhor é o resultado. Isso faz com que seja crucial aprendermos a transmitir mensagens complicadas, mas importantes, no tempo certo, com clareza, respeito e paciência.

 

Neste workshop, vamos:

 

• Considerar o obstáculo das pressuposições e a dificuldade de saber se estamos ou não nos comunicando efetivamente

• Praticar “ensinar” os outros efetivamente, superando barreiras emocionais e resistência a novas informações e novos métodos de se comunicar

• Praticar “aprender” efetivamente, analisando o que os outros estão realmente tentando transmitir

• Praticar “comunicar”, buscando feedback dos nossos maneirismos, tom e a impressão geral que nós damos quando falamos

 

 

O que caracteriza o domínio dessa habilidade?

Bons comunicadores verificam regularmente se a outra pessoa os entendeu. Eles sabem que podem supor coisas que a outra pessoa não supõe, e vice-versa. Eles tentam ser assertivos. Em escritórios com boa comunicação entre as pessoas, elas são diretas sobre os problemas sem usar um tom agressivo. Bons comunicadores praticam a escuta ativa, fazendo perguntas tranquilizadoras, buscando contato visual, usando comunicação não-verbal, esperando que o colega termine de falar. Ao final de uma reunião, eles podem resumir brevemente o que foi tratado em suas próprias palavras apenas para se certificar de que entenderam corretamente. A escolha de palavras que fazem é consciente, educada e sem julgamento.

 

O que caracteriza a falta dessa habilidade?

Pessoas com falta de habilidades de comunicação geralmente acabam envolvidos em mal-entendidos ou conflitos que poderiam ser facilmente evitados. Durante as conversas, talvez não consigam dividir a atenção igualmente e tenham dificuldade para encontrar o equilíbrio entre falar e escutar. Muito rapidamente, elas supõem ter entendido o ponto de vista do colega ou gestor e, portanto, tendem a interromper os outros enquanto eles ainda estão falando. Como tendem a supor que sua comunicação funciona perfeitamente bem, geralmente esquecem de fazer perguntas tranquilizadoras. Elas também podem achar difícil distinguir entre diferentes níveis de comunicação (por exemplo, emoção x informação). Discussões explícitas sobre estilos de comunicação podem ocorrer muito raramente com pessoas sem essa habilidade.

 

Depoimentos

 

“Foi um lembrete para escutar, reconhecer e valorizar os outros”

 

“Eu aprendi a pensar na importância do timing e da vulnerabilidade”

 

“Eu me surpreendi com quanta diferença faz nos sintonizarmos completamente e termos empatia”