Carisma
Carisma é a habilidade de demonstrar interesse pelos outros de maneira autêntica e de criar um clima natural de aconchego, confiança e simpatia. Constitui uma habilidade poderosa para motivar e incentivar os outros.
Para que mesmo as melhores ideias tenham o maior impacto possível, é preciso que elas sejam comunicadas com uma habilidade muitas vezes negligenciada no ambiente de trabalho: o carisma. É por isso que estudos mostram que aqueles que recebem treinamento para serem mais agradáveis e carismáticos são avaliados por seus pares como sendo 60% mais eficientes.
Nesta sessão de duas horas, vamos:
– Explorar porquê a vulnerabilidade é muitas vezes um ingrediente crucial do carisma alheio;
– Aprender como ouvir encorajadora e atentamente as outras pessoas;
– Discutir como carisma e encorajamento são muitas vezes motivadores melhores que algumas alternativas;
– Examinar algumas dicas e recomendações sobre como criar relacionamentos positivos e de longo prazo com colegas, clientes e acionistas.
O que caracteriza o domínio dessa habilidade?
O comportamento de funcionários encantadores é caracterizado por admitir os próprios erros e demonstrar um nível adequado de vulnerabilidade. Pessoas carismáticas são muito capazes de se envolver em conversas com outras pessoas, fazendo perguntas, ouvindo ativamente, dedicando tempo para interagir com os outros e os valorizando adequadamente. Elas são consideradas confiáveis, geralmente têm uma boa reputação na organização e contam com a simpatia da maioria dos colegas.
O que caracteriza a falta dessa habilidade?
Funcionários com pouco carisma geralmente passam pouco tempo em conversas detalhadas e são menos conectados na organização. Eles podem achar difícil praticar a escuta ativa e oferecer um nível adequado de elogios e agradecimento aos outros. Muitas vezes, não conhecem bem os colegas e não demonstram interesse em mudar isso. Têm menos probabilidade de admitirem os próprios erros e acham difícil expressar interesse autêntico pelos outros.
Depoimentos
“Eu aprendi a vincular as técnicas que uso na minha vida pessoal à minha vida profissional”
“A importância de construir relacionamentos e mostrar seu lado humano”