Autocompaixão e Autocuidado

Ela pode ser entendida como o desejo de nos oferecer acolhimento em tais momentos, de modo a agirmos com maior gentileza conosco e consequentemente, com os outros.

A vida nos desafia a todo momento. Uma pandemia nos deixa isolados em casa, a instabilidade nos negócios preocupam e ainda temos o receio sobre nossa saúde e a dos nossos familiares. São nos momentos de sofrimento da vida que favorecem o olhar para como cuidamos das nossas vulnerabilidades. Estamos nos tratando com amparo e cuidado ou com resistência e autocrítica?

Nesta aula, abordaremos como a autocompaixão nos auxilia em momentos de sofrimento e dificuldades.

Ela pode ser entendida como o desejo de nos oferecer acolhimento em tais momentos, de modo a agirmos com maior gentileza conosco e consequentemente, com os outros. A aula apresenta sobre como as teorias da compaixão ensinam sobre a mente ser orientada para ambos os sentimentos de ameaça (presente na ansiedade, na autocrítica) e de compaixão (presente na gentileza e amor-próprio). Além disso, abordaremos como praticar a autocompaixão no dia-a-dia, através de ações de autocuidado e de manejo de pensamentos.