A Nova Arte de Viver
Um momento sobre apreciação, sobre como melhorar a descoberta e o valor das maravilhas que já estão ao nosso alcance; de aprender a viver plenamente, em vez de simplesmente seguir em frente.
A vida e o trabalho cotidiano podem facilmente nos deixar entediados ou esgotados. Para muitos de nós, é nesse momento que começamos a fantasiar sobre mudar de carreira ou o nosso modo de viver. O momento não poderia ser mais propício para fazermos essas avaliações em relação à nossa vida pessoal e profissional.
Nunca tivemos uma tela tão ampla para esboçar grandes ideias. Com tanto do nosso mundo virado de cabeça para baixo – desde a maneira como trabalhamos, às coisas que compramos, às pessoas e experiências que valorizamos -, essa crise nos deu a oportunidade de repensar como vivemos nossas vidas e considerar como poderíamos desejar fazer as coisas de maneira diferente no futuro.
Uma pergunta fundamental que podemos fazer e sempre fazemos na The School of Life, mas que agora nunca fez tanto sentido é: “Estou vivendo a vida que quero viver ou a que outras pessoas querem que eu viva?”. Isso nos leva a um lugar que o filósofo grego Sócrates chamou de “a vida examinada” – aquela em que passamos a viver uma vida com real significado para cada um de nós.
Viver uma vida examinada nos oferece tantas oportunidades de prosperar no mundo e crescer como pessoas, para alinhar o que é importante para nós à maneira como vivemos.
Este encontro nos ajudará a iniciar essa investigação: encontrando maneiras de esclarecer as coisas que realmente importam e tornando-as realidade, como uma ferramenta de reencantamento. Será um momento sobre apreciação, sobre como melhorar a descoberta e o valor das maravilhas que já estão ao nosso alcance; de aprender a viver plenamente, em vez de simplesmente seguir em frente.