A Arte de Solucionar Problemas
Resolver problemas é a habilidade autogerida de regular emoções e pensamentos negativos para aumentar nossa capacidade de identificar, descobrir e/ou desenvolver soluções para problemas agudos e crônicos da vida cotidiana.
Frequentemente, somos desafiados por situações adversas e estressantes para as quais não temos uma solução imediatamente ao nosso alcance ou por padrões pessoais de comportamento indesejados que não conseguimos alterar. Sabemos o que nos incomoda e nos estressa, mas não sabemos o que ou como fazer para mudar isso. Estamos, portanto, diante de um problema.
Habilidades de resolução de problemas podem se referir ao conjunto de atividades por meio das quais buscamos descobrir ou desenvolver maneiras eficazes de lidar com problemas da vida cotidiana. Quatro estratégias intelectuais estão envolvidas nesse processo: (a) definição clara do problema, (b) geração de alternativas de solução, (c) tomada de decisão e (d) implementação e avaliação da solução selecionada.
Embora sejam necessárias, estratégias intelectuais geralmente não são suficientes para o enfrentamento de problemas estressantes, pois a desregulação emocional e psicológica tende a ser principal barreira à solução de problemas. Portanto, resolver problemas é, também, uma habilidade emocional. A boa notícia é que existem maneiras de aprender a ser um solucionador de problemas eficaz, apesar desses obstáculos!
Neste workshop vamos:
1. Aprender a adotar uma orientação mais positiva em relação aos problemas da vida.
2. Aprender a identificar e gerenciar emoções e pensamentos negativos, compreendendo o que eles realmente podem nos informar sobre a natureza das nossas questões.
3. Aprender a implementar estratégias intelectuais planejadas e efetivas de resolução de problemas.
DEFINIÇÃO
Resolver problemas é a habilidade autogerida de regular emoções e pensamentos negativos para aumentar nossa capacidade de identificar, descobrir e/ou desenvolver soluções para problemas agudos e crônicos da vida cotidiana.
O QUE CARACTERIZA O DOMÍNIO DESSA HABILIDADE?
Bons solucionadores de problemas acreditam que os problemas da vida são passíveis de solução, confiam na própria capacidade de solucioná-los, aceitam que os problemas são partes inevitáveis da vida, analisam e gerenciam emoções e pensamentos negativos provocados por eventos estressantes, implementam estratégias planejadas para o enfrentamento de problemas cotidianos.
O QUE CARACTERIZA A FALTA DESSA HABILIDADE?
Pessoas com falta de habilidades de resolução de problemas são mais propensas a encarar as adversidades cotidianas como ameaças e não como desafios, a considerar que os problemas sejam insolúveis, a duvidar da própria capacidade de lidar de maneira eficaz com problemas, a ficar excessivamente frustrada, estressada ou desamparada quando confrontada com problemas ou emoções negativas. Consequentemente, tendem a reagir de forma impulsiva ou, simplesmente, a fugir diante dos problemas da vida.